Dados do Trabalho


Título

TECNOLOGIAS EMERGENTES EM PROTESES DE MAO: AVANÇOS E DESAFIOS

Introdução e objetivo

Próteses de mão são dispositivos criados para pacientes amputados com o intuito de substituir o membro ausente, proporcionando autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Desenvolvidas a partir da integração de áreas como medicina, mecatrônica, engenharia biomédica e reabilitação motora, enfrentam desafios na reprodução da biomecânica da mão e na adaptação às características individuais dos usuários, o que é prejudicado pela generalização industrial e pelos altos custos. Este trabalho revisa as últimas inovações em próteses mecânicas de mão.

Material e Método

Revisamos artigos publicados entre 2018 e 2023, em inglês e português, sobre próteses de mão, utilizando as plataformas PubMed/MEDLINE e Scielo e os descritores "mechanical", "hand" e "prosthesis". Foram selecionados 10 artigos que abordavam a temática, excluindo duplicatas, teses, dissertações e manuais. A pergunta orientadora foi formulada seguindo o acrônimo PICO, investigando as inovações em próteses mecânicas de mão e seu impacto na população alvo.

Resultados

As próteses disponíveis no mercado variam de estéticas a mecânicas e automatizadas, mas muitas vezes apresentam limitações funcionais, resultando em alta taxa de abandono. Próteses fabricadas por impressão 3D surgem como uma alternativa acessível, oferecendo mobilidade e funcionalidade comparáveis a outras opções, especialmente em países em desenvolvimento. Modelos "open source" têm sido úteis, permitindo que crianças sem membros realizem diversas atividades cotidianas. Embora a força de pinça e os escores de funcionalidade sejam menores, há aumento do atrito nas almofadas dos dedos o que beneficia funcionalidade.

Discussão

A mão desempenha um papel crucial nas atividades diárias, e sua perda por amputação pode ocorrer por diferentes razões, como trauma ou deformidades congênitas. O design das próteses visa imitar a anatomia e biomecânica da mão natural, oferecendo força de agarre, mobilidade e semelhança estética. No entanto, o desenvolvimento desses dispositivos enfrenta desafios devido à complexidade da biomecânica humana e à necessidade de personalização para cada usuário.

Conclusões

De modo geral, os modelos mais acessíveis apresentam limitações funcionais e alta taxa de abandono, que envolvem também questões financeiras. O uso de impressoras 3D para fabricar próteses de mão beneficia seus usuários com um produto mais acessível e de qualidade.

Área

Clínico

Instituições

Hospital Ortopédico e Medicina Especializada - Distrito Federal - Brasil, Instituto de Pesquisa e Ensino Do HOME - Distrito Federal - Brasil

Autores

RAFAEL SILVA PAULON, DAISY DE ARAUJO VICENTE, PEDRO FARIA RUELLI, LUIZA RABELO QUEIROZ, MAYCON REZENDE DAROS, GABRIEL DA COSTA SILVEIRA, GULHERME RIBEIRO NARDI