Dados do Trabalho


Título

NEUROTIZAÇOES SELETIVAS PARA GANHO DE ROTAÇAO EXTERNA DO OMBRO: ESTUDO ANATOMICO VISANDO A APLICAÇAO NO TRATAMENTO DE LESOES DO PLEXO BRAQUIAL

Introdução e Objetivo

As lesões altas do plexo braquial causam ao ombro déficits de abdução e rotação externa. Os tratamentos cirúrgicos comumente empregados para esses casos apresentam resultados piores de recuperação da rotação externa. O objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade de uma nova técnica cirúrgica, a transferência seletiva de ramos do nervo radial destinados ao músculo tríceps braquial aos ramos motores dos músculos infraespinal (rmIE) e redondo menor (rmRm), através de estudo anatômico.

Material e Método

Em 20 cadáveres adultos foram realizadas dissecções, por via posterior, dos nervos supraescapular, axilar e radial. Foram feitas medidas de comprimentos e diâmetros dos seus ramos motores. A viabilidade das transferências de nervos foi feita de maneira indireta, através de medidas em relação à borda inferior do músculo redondo maior, e de maneira direta, simulando-se cada neurotização. Em 10 casos foram feitas contagens de axônios a fim de avaliar-se a compatibilidade entre os nervos doadores a receptores.

Resultados

A apresentação mais frequente quanto à inervação do tríceps braquial pelo nervo radial foi com um ramo para a cabeça longa (rmcLoT), dois ramos para a cabeça medial (rmCMT1 e rmCMT2) e, com maior variação, dois ramos para a cabeça lateral (rmCLaT1 e rmCLaT2). As transferências de nervos com maiores taxas viabilidade quanto aos comprimentos foram do rmCMT2 para o rmIE e do rmCMT1 para o rmRm. Sobre os diâmetros, o rmCMT2 e o rmCLoT tiveram as maiores medidas entre os doadores e melhor compatibilidade com o rmIE. Já com o rmRm, além desses, o rmCMT1 também apresentou boa compatibilidade. Quanto à contagem de axônios, a melhor compatibilidade com o rmIE foi pelo rmCMT2 e com o rmRm foi pelo rmCMT1 ou rmCLoT.

Discussão

Não existe consenso sobre quantos ramos do nervo radial destinados ao tríceps podem ser usados como doadores nas neurotizações. Também não se tem definido quais deles devem ser utilizados levando-se em consideração a viabilidade quanto aos comprimentos, a compatibilidade de diâmetros com os receptores e quantidade suficiente de axônios para reinervação do músculo-alvo, causando menor morbidade.

Conclusão

É anatomicamente viável a transferência de ramos do nervo radial destinados ao tríceps para o rmIE e rmRm. Levando-se em conta as distâncias, diâmetros e número de axônios, apesar das diferentes possibilidades caso a caso, os ramos do tríceps destinados à cabeça medial foram os melhores doadores.

Área

Anatômico

Instituições

Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HCFMUSP) - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO AZEVEDO VERONESI, ANGELO SANTANA GUERRA, RENATA GREGORIO PAULOS, HUGO ALBERTO NAKAMOTO, TENG HSIANG WEI, MARCELO ROSA REZENDE