Dados do Trabalho
Título
EFEITOS DE EXERCICIOS FISICOS NA REGENERAÇAO NEURAL PERIFERICA – ESTUDO EXPERIMENTAL
Introdução e Objetivo
As lesões em nervos periféricos são um dos problemas neurológicos e funcionais mais comuns enfrentados por neurologistas e ortopedistas. Nessa conjuntura, os traumas automobilísticos são elencados como umas das principais causas desse tipo de lesão, acometendo, em sua maioria, o plexo braquial (PB) de homens jovens com média de 25 anos.
Algumas modalidades terapêuticas podem ser incluídas para aumentar os ganhos na recuperação motora. O efeito preventivo do exercício promovendo a neuroproteção tem sido amplamente estudado no sistema nervoso central, porém raramente abordado no sistema nervoso periférico.
Objetivo: Avaliar se protocolos de exercícios físicos influenciam positivamente na regeneração neural periférica do nervo mediano reparado pela técnica término-terminal, em ratos.
Material e Método
Foram utilizados neste estudo 24 ratos Wistar machos, com 120 dias de idade, sem doenças, pesando entre 350 e 450 g. Os ratos foram distribuídos de acordo com a intervenção estabelecida, sendo os grupos os seguintes: natação (GN), corrida (GCr), corrida e natação (GCN) e controle (GC). Todos os animais que foram submetidos ao modelo de lesão do nervo mediano passaram pelo mesmo protocolo anestésico. Foram submetidos ao procedimento cirúrgico de lesão do nervo e posterior sutura do mesmo, divididos nos grupos de estudo correspondentes. Posteriormente, submetidos a avaliações funcionais periódicas.
Resultados
Os valores de força foram medidos e foi possível observar que todos os grupos apresentaram distribuição normal dos dados, de acordo com o teste de Shapiro-Wilk. Em adição a isso, pode-se observar, que as diferenças estatísticas dentro dos grupos ocorreram principalmente entre a 4ª e a 8ª semana, bem como que as variações intergrupo se evidenciaram principalmente na 12ª semana de avaliação.
Discussão
Assim como nos resultados do grupo de intervenção com a natação, os estudos envolvendo a utilização de exercícios de natação adaptada ou forçada, em diferentes protocolos, sugerem o seu significativo efeito na regeneração de nervos periféricos, Em contrapartida, o exercício contínuo se mostrou mais eficaz em ambas as repercussões terapêuticas. Portanto, os ratos submetidos aos dois procedimentos tiveram melhores resultados.
Conclusão
Os resultados da pesquisa indicam respostas favoráveis à melhora da função motora de preensão dos ratos, com destaque para a combinação de exercícios de corrida e natação, como ferramenta para aumentar as chances de recuperação motora na lesão do nervo mediano
Área
Experimental
Instituições
HOSPITAL MATER DEI PORTO DIAS - Pará - Brasil
Autores
RUI SERGIO MONTEIRO DE BARROS, MABELLY CORREA ALBUQUERQUE, BARBARA GONCALVES RODRIGUES, ALESSANDRO SENA RIBEIRO, LIVIA GUERREIRO DE BARROS BENTES, RAFAEL SILVA LEMOS, MARIA FERNANDA DE ALMEIDA CAVALCANTE ARANHA, MATEUS ITIRO TAMAZAWSKAS OTAKE, JOSE FELIPE TEIXEIRA BORGES