Dados do Trabalho


Título

RETALHO LOMBAR BASEADO EM PERFURANTES PARA TRATAMENTO DE ULCERAS SACRAS

Introdução e objetivo

AS ÚLCERAS POR PRESSÃO SÃO, DESDE SEMPRE, UM DESAFIO MÉDICO E HOSPITALAR. PARA O ÚLTIMO, INDICADOR DE QUALIDADE E ALVO DE PROCESSOS POR ENQUADRO EM DESASSISTÊNCIA. PARA O PRIMEIRO, UM COMPLEXO QUADRO DE COMORBIDADES, INFECÇÕES DE PARTES MOLES SUPERFICIAIS E PROFUNDAS, OSTEOMIELITE, COLONIZAÇÃO, DESNUTRIÇÃO E AINDA ASSOCIADO, MUITAS VEZES, A UM CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO INSTÁVEL.
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TRAZER UMA ALTERNATIVA DE COBERTURA FASCIOCUTÂNEA, EM FERIDAS EXTENSAS CAUSADAS POR INCAPACIDADE DE PROPRIOCEPÇÃO (ULCERAS POR PRESSÃO) NA REGIÃO SACRAL.

Material e Método

FORAM REALIZADOS DE JULHO DE 2022 À ABRIL DE 2024, NO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS-MG, O TRATAMENTO DE 5 PACIENTES COM ÚLCERA SACRAL. A IDADE VARIOU DE 29 A 71 ANOS, E O DIÂMETRO DAS LESÕES DE 6 A 12 CM, TODAS ESTÁGIO IV, COM ASSOCIAÇÃO A OSTEOMIELITE. EM 2 PACIENTES JÁ HAVIA SIDO REALIZADO OUTRO RETALHO PREVIAMENTE.
INICIALMENTE FOI REALIZADO DESBRIDAMENTO METICULOSO SEGUIDO DE TERAPIA DE PRESSÃO NEGATIVA, MODO CONTÍNUO,
PRESSÃO DE 125 MMHG, ESPUMA IMPREGNADA DE PRATA (3M), DURANTE 4 DIAS. SEGUIDO DA CONFECÇÃO DO RETALHO LOMBAR BASEADO EM PERFURANTES IDENTIFICADAS EM ULTRA-SONOGRAFIA. FOI UTILIZADO EM 4 PACIENTES UM KIT COM ANTIBIÓTICO (STIMULAN) EM GRÂNULOS (VANCOMICINA) SENDO IDENTIFICADO PREVIAMENTE A SENSIBILIDADE AO MESMO, E UMA MEMBRANA DE ADERÊNCIA A TECIDOS (GORE BIO-A). NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO, ISOLAMENTO DA ÁREA ABORDADA COM NOVA TERAPIA DE PRESSÃO NEGATIVA DA MESMA FORMA DO PRÉ OPERATÓRIO, SENDO RETIRADA COM APROXIMADAMENTE 5-7 DIAS.

Resultados

DOS 5 PACIENTE ABORDADOS 4 OBTIVERAM CICATRIZAÇÃO COMPLETA EM MENOS DE 90 DIAS. 1 PACIENTE, QUE APRESENTAVA MAIOR DEPENDÊNCIA DE CUIDADOS(TETRAPARÉTICO), NÃO RECEBEU O USO DE ANTIBIÓTICO LOCAL (STIMULAM) E A TELA DE REFORÇO DE PARTES MOLES, EVOLUIU COM SEROMA ACENTUADO, SEGUIDO DE DEISCÊNCIA E E NECROSE DE PEQUENA ÁREA DO RETALHO, MAS QUE CICATRIZOU POSTERIORMENTE.

Discussão

O RETALHO LOMBAR NÃO APRESENTA GRANDE DIFICULDADE NA SUA REALIZAÇÃO, ENTRETANTO O PACIENTE DEVE SER SUBMETIDO A ACOMPANHAMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL RIGOROSO A EVITAR COMPLICAÇÃO. A COLONIZAÇÃO DAS LESÕES POR ÚLCERAS DE PRESSÃO E O DIFÍCIL MANEJO DOS CURATIVOS EM REGIÃO PERIANAL, COM SOLTURA DOS MESMOS E CONTAMINAÇÃO DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO LOCAL, É UM DESAFIO NESTES PACIENTES COM PARA OU TETRAPLEGIA.

Conclusões

O RETALHO LOMBAR SE MOSTROU VERSÁTIL NO TRATAMENTO DAS ÚLCERAS SACRAS, SEM NENHUMA TENSÃO NA SUTURA DO TRIANGULO SACRAL E COM UM COXIM GORDUROSO DE VOLUME ADEQUADO, A EVITAR NOVA NOVA ÚLCERA LOCAL.

Área

Experimental

Instituições

HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS - Minas Gerais - Brasil

Autores

WENDEL PARREIRA COSTA, HENRIQUE MACIEL PRUDENTE