Dados do Trabalho


Título

USO DO ACIDO ASCORBICO (VITAMINA C) E ALFA - TOCOFEROL (VITAMINA E) COMO ADJUVANTES NO TRATAMENTO DA DOR NEUROPATICA.

Introdução e Objetivo

A dor neuropática crônica é causada por uma lesão ou doença do sistema nervoso somatossensorial. Pode ser espontânea ou evocada, como uma resposta aumentada a uma dor estímulo (hiperalgesia) ou uma resposta dolorosa a um estímulo não doloroso (alodinia). O diagnóstico de dor neuropática crônica requer uma história de lesão ou doença do sistema nervoso e uma distribuição neuroanatomicamente plausível da dor. Pode apresentar sintomas negativos, como, diminuição ou perda de sensibilidade ou positivos, sinais sensoriais, por exemplo, alodinia ou hiperalgesia, indicando o envolvimento do sistema nervoso somatossensorial que deve ser compatível com o território de inervação da estrutura nervosa.O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia da vitamina C e vitamina E como adjuvantes do tratamento da dor neuropática.

Material e Método

Foram incluídos no trabalho pacientes com dor neuropática. Na avaliação inicial os pacientes responderam o questionário QUICK - DASH, para avaliar a funcionalidade dos membros superiores, a qualidade de vida foi descrita utilizado o WHOQOL-bref e a avaliação da dor mensurada através da escala visual analógica. Os participantes foram randomizados em dois grupos, o controle (N = 41) recebeu 150 mg de pregabalina e o intervenção (N = 45) 150 mg de pregabalina associado a 500mg de vitamina C e 400mg de vitamina E. A dose inicial da pregabalina, em ambos os grupos, foi de 75 mg/dia por 4 semanas, sendo posteriormente atingida a dose de 150mg/dia por mais 8 semanas. Após 12 semanas de tratamento, responderam os mesmos instrumentos.

Resultados

O grupo intervenção apresentou resultados superiores em relação ao grupo controle. As comparações múltiplas entre grupos e momentos para os escores avaliados demonstraram que todos apresentaram diferença média do pré-tratamento para o pós-tratamento apenas no grupo intervenção (p < 0,05), havendo redução média do quick DASH e do EVA e aumento médio do WHOQOL.

Discussão

Substâncias reativas ao oxigênio, estão criticamente envolvidas na geração de dor em várias condições dolorosas, incluindo a neuropática e a inflamatória 11. Os antioxidantes, vitaminas C e E, atenuam a alodinia mecânica induzida por lesão e sua associação apresenta um efeito antialodínico maior, que podem estar envolvidos na inibição da modulação, no processamento da dor neuropática na medula espinhal.

Conclusão

Foi observado que o uso da vitamina C e E em associação com a pregabalina apresentou um efeito analgésico maior quando comparado ao uso isolado a pregabalina.

Área

Clínico

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil, Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce - Bahia - Brasil

Autores

FERNANDO ANTONIO SILVA DE AZEVEDO FILHO, YASMIM MACHADO CHAVES DE CASTRO, TIAGO ARRUDA RODRIGUES, MARCOS PINHO CERQUEIRA, YUSSEF ALI ABDOUNI, PATRÍCIA MARIA DE MORAES BARROS FUCS