Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA SENSIBILIDADE CUTANEA APOS TRATAMENTO DAS FALHAS DE COBERTURA DA POLPA DIGITAL COM RETALHOS LOCAIS – RESULTADOS PARCIAIS

Introdução e objetivo

A polpa digital é uma estrutura anatômica muito especializada e, portanto, sua reconstrução em casos de falha de cobertura é desafiadora. Vários métodos de tratamento, incluindo os retalhos locais, foram descritos, apresentando um amplo espectro de resultados no que tange à recuperação sensitiva. Objetivo: avaliar a sensibilidade cutânea dos retalhos locais utilizados para reconstrução pulpar.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo dos pacientes com lesões da polpa digital submetidos a cobertura com retalhos locais no serviço de Cirurgia da Mão de um hospital terciário no período de março de 2019 a fevereiro de 2024. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.

Resultados

Foram incluídos 125 pacientes (136 dedos) tratados com retalhos locais e submetidos a avaliação de sensibilidade por discriminação de 2 pontos (D2P) e estesiometria com monofilamentos de Semmes-Weinstein, sendo 105 (84%) homens e 20 (16%) mulheres. O tempo médio de seguimento pós-operatório foi de 5,3 meses. Os resultados da D2P foram normais (< 6 mm) em 87 dedos e razoáveis (6-10 mm) em 49 dedos (média de 5,6 mm e variação de 3-10 mm); já a estesiometria foi normal em 66 dedos, com diminuição da discriminação fina em 61 dedos e diminuição da sensibilidade protetora em 9 dedos. A maioria dos pacientes (69,9%) não apresentou dor no dedo operado, mas 27,2% e 14,7% referiram hiperestesia e intolerância ao frio, respectivamente.

Discussão

As lesões traumáticas da polpa digital são bastante prevalentes e tem alta morbidade. Independente do método de tratamento adotado, deve-se restaurar a sensibilidade cutânea e preservar o comprimento do dedo. No presente estudo, essas lesões foram tratadas com retalhos locais, com bons resultados funcionais e estéticos. Além disso, a recuperação sensitiva avaliada objetivamente por 2 métodos diferentes foi satisfatória, e observou-se uma taxa aceitável de complicações, sem grande repercussão clínica ou necessidade de reoperação. Tais resultados coincidem com os de outros trabalhos encontrados na literatura.

Conclusões

A reconstrução da polpa digital com retalhos locais é uma boa opção para recuperação da sensibilidade cutânea, devendo ser considerada sobretudo em áreas críticas, como o polegar e o indicador.

Área

Clínico

Instituições

HC-FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

LETÍCIA DE FREITAS LEONEL, VINÍCIUS UNSER, LUIS GUILHERME ROSIFINI ALVES REZENDE