Dados do Trabalho


Título

TUMOR DE MASSON NO DORSO DO PUNHO

Introdução e objetivo

O tumor de Masson, também conhecido como hiperplasia endotelial papilar intravascular (HEPI), é uma lesão vascular benigna rara. Foi inicialmente descrito por Masson em 1923 como um processo neoplásico que resulta na obliteração do lúmen vascular devido à hiperplasia endotelial papilar associada a alterações degenerativas. No entanto, atualmente, considera-se que a HEPI tem um caráter reativo e não neoplásico.
A HEPI tem como características ser encontrada em tecidos moles expostos a traumatismos, porem sua causa exata é incerta, podendo afetar qualquer parte do corpo mas principalmente, cabeça, pescoço e membros superiores.
Clinicamente se apresenta como nódulos superficiais, não aderidos, de coloração vermelho-azulada, de caráter não-pulsátil.

Material e Método

Paciente, sexo feminino, 67 anos, apresentou-se em consulta ambulatorial em setembro de 2023, devido tumoração em região dorsal de punho direito. Negou traumas diretos em topografia de lesão, relatando apenas histórico de tratamento cirúrgico de Síndrome de túnel do carpo e liberação de gatilho do terceiro dedo da mão esquerda. Apresentou como achado em ultrassonografia de fevereiro de 2023 formação cística solida intravenosa de 1,2x0,5x0,8cm e ressonância magnética de junho de 2023 com lesão intravascular sugestiva de tumor de Masson.
Paciente manteve em acompanhamento ambulatorial com equipe de cirurgia da mão, apresentando ao exame físico: tumoração indolor, de consistência cística, sem alterações sensitivas e motoras, sem relato de progressão de tamanho da lesão desde o atendimento inicial. Após, optou-se por tratamento cirúrgico com exérese completa.

Resultados

Foi realizada a ressecção completa do tumor em setembro de 2023 e enviado material para análise anátomo-patológica, onde foi confirmado o diagnóstico de Tumor de Masson ou Hiperplasia endotelial papilar intravascular, com total excisão do mesmo, e margens livres. Após 12 meses não houve recidiva do tumor ou déficits funcionais ou neurovasculares.

Discussão

O tumor de Masson, também conhecido como hiperplasia endotelial papilar intravascular (HEPI), é tema com pouca descrição na literatura. Necessita de mais estudos, para avaliar se essa alteração apresenta altas taxas de recidiva e a vantagem de sua ressecção quando não houver acometimento de tecidos nobres adjacentes.

Conclusões

Conclui-se que apesar de poucos relatos na literatura, o Tumor de Masson é um tumor benigno, e com bons resultados quando sua ressecção.

Área

Clínico

Instituições

HC-FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

LEOPOLDO EGUCHI SEBASTIANY, CAROLINI BIASOTTO ZANCHETTA, RAFAEL MASCHIETTO LAVIGNE GESTEIRA, LEONARDO PALERMO DE SOUZA BARBOSA, LEONARDO GOMES BALDOINO, MARCEL TEIITIRO SUGOHARA TANAKA, SARA DADONA CORREIA SERRANO, LUIS GUILHERME ROSIFINI ALVES REZENDE