Dados do Trabalho


Título

A RARA SINDROME DE DUANE

Objetivo

Objetiva-se, neste trabalho, relatar um caso de Síndrome de Duane (SD) tipo 3, enfatizando suas características para o correto diagnóstico e seguimento oftalmológico.

Relato do Caso

Masculino, 51 anos, compareceu à clínica de olhos Santa Casa de Belo Horizonte referindo diplopia em lateroversão de longa data. Ao exame oftalmológico: acuidade visual corrigida 20/20 em ambos os olhos (AO); Biomicroscopia e fundoscopia sem alterações; Cover test e teste de krimsky: ortotropia. Ao exame de motilidade ocular apresenta hipofunção de -1.00 do reto medial (RM) e -2.00 do reto lateral (RL) do olho esquerdo (OE). Ademais, identificou-se redução da fenda palpebral e retração do globo ocular do OE na adução desse olho, além de discreta posição de cabeça para a direita.

Conclusão

A SD é o tipo mais comum de inervação aberrante ocular congênita. Normalmente apresenta-se de forma esporádica, unilateral, com predomínio pelo sexo feminino e OE. Caracteriza-se pela co-contração do RM e RL devido ao desenvolvimento anormal do sexto nervo craniano. Ocorre limitação variável de abdução, adução e retração do globo com estreitamento da fissura palpebral na adução. Apesar de rara, a SD deve ser lembrada no diagnóstico diferencial de estrabismo. O diagnóstico geralmente não é laborioso tendo em vista suas características clínicas especificas, entretanto, apresentações discretas podem gerar duvidas, reforçando a importância de conhecer o quadro clínico.

Palavras Chave

Síndrome de Duane; inervação aberrante.

Área

Estrabismo

Instituições

Santa Casa de MIsericórdia de Belo Horizonte (SCMBH) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Isabela Soares Bôa Morte, Gabriela Ribeiro Gonçalves Bolina Batista, Isabella Fernandes Ribeiro Melo, Fernanda Ribeiro Gonçalves Bolina Batista, Karoline Dias Loschi, Murillo Otávio dos Santos Mayrink