Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE SERIE DE CASOS DE CRIANÇAS COM CATARATA INFANTIL NO HOSPITAL SAO GERALDO

Objetivo

Analisar os dados de prontuários de crianças submetidas à cirurgia de catarata infantil no Hospital São Geraldo (HSG).

Método

Analisaram-se retrospectivamente os prontuários de crianças com catarata infantil atendidas no HSG entre dezembro/2020 e abril/2022. Dados coletados: idade das crianças no primeiro exame no HSG, idade ao diagnóstico da catarata infantil, idade à cirurgia da catarata, intervalo de tempo entre o diagnóstico e o atendimento da criança no HSG, intervalo de tempo entre o primeiro atendimento no HSG e a realização da cirurgia e a idade das crianças nas quais foi feito implante de lente intraocular durante a cirurgia.

Resultados

Foram analisados 16 prontuários de crianças com catarata infantil e um total de 25 olhos foram submetidos a tratamento cirúrgico da catarata. A idade das crianças ao primeiro exame no HSG variou de 22 dias a 9 anos (média de 3 anos) e a idade de diagnóstico da catarata variou desde ao nascimento até 8 anos de idade (média de 1 ano e 7 meses), tendo o intervalo entre o diagnóstico e a entrada da criança no HSG variado entre os períodos de 22 dias a 8 anos (média de 1 ano e 3 meses). A idade das crianças quando foi realizada a cirurgia de catarata do primeiro olho variou entre 3 meses e 8 anos (média de 3 anos). O intervalo de tempo entre o primeiro atendimento da criança no HSG e a cirurgia de catarata variou de 28 dias a 6 meses, com média de 1 mês e 25 dias. O implante de lente intraocular foi realizado durante a cirurgia em 10 crianças com idade variando de 1 ano e 3 meses a 8 anos (média de 4 anos e 9 meses).

Conclusões

A idade ao primeiro exame das crianças com catarata infantil no HSG foi muito variável e com média elevada, de 3 anos. Apesar de o intervalo entre o primeiro atendimento e a realização da cirurgia ter sido relativamente curto, com a média de 1 mês e 25 dias, ainda encontramos pacientes que foram diagnosticados e consequentemente operados tardiamente. Sabemos que a abordagem cirúrgica precoce em pacientes com catarata infantil resulta em desfechos visuais favoráveis, portanto, é de extrema importância que o diagnóstico e encaminhamento destes pacientes a um serviço de atenção especializada seja o mais breve possível e que estes serviços estejam bem estruturados para recebê-las. Esperamos com a análise destes dados, aprimorar a qualidade da assistência a essas crianças no HSG.

Palavras Chave

Catarata Infantil, Cirurgia de catarata

Área

Catarata

Autores

Ana Luísa Soares Neves, Galton Carvalho Vasconcelos, Sebastião Cronemberger Sobrinho, Pedro Igor Buna Bandeira, Alexandre Higino Gonçalves da Silva, Marina Bernardes Leão