Dados do Trabalho


Título

TUMOR VASOPROLIFERATIVO DE RETINA: A IMPORTANCIA DO EXAME OFTALMOLOGICO COMPLETO

Objetivo

Relatar caso de paciente idosa do sexo feminino com tumor vasoproliferativo em média periferia de retina inferior, detectado em exame de acompanhamento por DMRI não exsudativa.

Relato do Caso

AFCP, 79 anos, feminino, com quadro de DMRI não exsudativa AO e de dacriocistite de repetição em OD, comparece com queixa de prurido e secreção purulenta em OD. Ao exame apresenta AVCC 20/60 e 20/200, a biomicroscopia pseudofacica com LIO tópica AO, sem outros achados. Ao MR com presença de atrofia geográfica macular temporal e afinamento dos vasos em AO, em OD apresentava tumor vasoproliferativo em retina inferior com DR seroso associado, confirmado posteriormente com USG, retinografia colorida, OCT e angiofluoresceinografia. Encaminhada ao setor oncológico para seguimento.

Conclusão

O tumor vasoproliferativo da retina é doença rara, benigna, caracterizada por lesão exsudativa retiniana periférica, que acomete principalmente mulheres de raça branca em torno dos 40 anos. Pode ser de origem primária (idiopática), como ocorre em cerca de 80% dos casos, ou secundária a uma gama de acometimentos retinianos prévios ou metástase. O exame oftalmológico cuidadoso é de suma importância para estabelecer o diagnóstico, visto que a localização periférica e a coloração do tumor tornam difícil sua distinção de outras afecções. Da mesma maneira, o exame completo permite o tratamento adequado, sendo possíveis várias opções terapêuticas, das quais se incluem: observação, crioterapia, fotocoagulação a laser e braquiterapia.

Palavras Chave

Tumor vasoproliferativo; retina; mapeamento de retina; descolamento seroso de retina.

Área

Retina e Vítreo

Autores

Gabrielle Stephanie de Paula da Lomba, Vanessa Waisberg, Vitor Hugo Camargo, Lucas Alves de Almeida, Alice Purri Coelho e Sousa, Renata Caroline Ferreira Gomes