INSERÇAO INADVERTIDA DA LIO NA CORNEA POSTERIOR DURANTE FACO-TREC: UM RELATO DE CASO
Descrever um caso de inserção inadvertida de LIO durante FACO-TREC com descolamento secundário de descemet.
Paciente com glaucoma em terapia tópica máxima à direita apresentava indicação de FACO-TREC em OD. Ao exame pré-operatório do OD apresentava AVcc de 20/40, catarata nuclear G2, PIO de 20 e escavação de 0,7. Durante a cirurgia, ao implantar a LIO, houve inserção inadvertida da LIO entre as camadas posteriores da córnea, causando um descolamento extenso da descemet acometendo o eixo visual. Durante a cirurgia, a LIO foi retirada e reimplantada no saco capsular, seguida de injeção de uma bolha de ar na câmara anterior (CA). Restante da cirurgia evoluiu sem intercorrências. No pós-operatório, a paciente evoluiu com edema corneano e opacidade estromal central importante e PIO controlada. Ao OCT de CA, observou-se manutenção de descolamento parcial da Descemet, sendo realizada, no 15º DPO, colocação de nova bolha de ar na CA, desta vez com sucesso total evidenciado pelo mesmo exame. Após 30 dias, evoluiu com AVcc de 20/30-1, PIO 12 e melhora completa do edema e opacidade corneana.
O descolamento de descemet total secundário a implante da LIO nos folhetos corneanos posteriores é uma complicação rara da facectomia. Medidas simples como a colocação de bolha de ar na câmara anterior podem ser eficazes e resolutivas.
Membrana de Descemet; Facoemulsificação; Trabeculectomia; Edema da córnea; Inserção de LIO
Glaucoma
Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
Amanda Calheiros Bertão, Amanda Campos Franco, Haroldo Gonçalves Dias Júnior, Gustavo Moreira Madeira, Priscilla Olívia da Costa Silveira, Eduardo de Abreu Borges