Dados do Trabalho


Título

UM CASO DE CERATITE MICOTICA RARA: IDENTIFICAR PARA SABER TRATAR

Objetivo

Relatar raro caso de ceratite micótica por Acremonium spp. e o impacto do resultado da cultura como guia de tratamento e resolução clínica.

Relato do Caso

Paciente masculino,72 anos, admitido na urgência de um serviço oftalmológico terciário de referência com queixa de baixa visual, dor, vermelhidão e fotofobia em olho direito há 40 dias. Paciente relata história de retirada do corpo estranho corneano em outro serviço há 30 dias e piora progressiva desde então. Paciente apresentava histórico de uso tópico de tobramicina, dexametasona e gatifloxacino por 20 dias. Na admissão, estava em uso tópico de anfotericina B, atropina e voriconazol sistêmico. Achados biomicroscópicos: hiperemia conjuntival 4+/4+, infiltrado corneano inferior nasal de bordas hifadas com descemetocele central e aréa flúor positiva de 1,1mm vertical x5,2mm horizontal, demais estruturas preservadas. Cultura do raspado de córnea a priori Bacillus positivo. Paciente evoluiu com piora sendo realizado ceratoplastia terapêutica. Cultura de fragmentos da córnea foi positiva para Acremonium spp em meio ágar saboraud. Paciente apresentou boa evolução pós operatória com pimaricina, não tolerou itraconazol sistêmico devido reação alérgica. No momento encontra-se em acompanhamento ambulatorial com mais de 30 dias do procedimento sem sinais de recidiva.

Conclusão

Ceratite micótica por Acremonium é rara e potencialmente grave, mas a propedêutica adequada pode contribuir com boa evolução clinica do caso.

Palavras Chave

CERATITE MICOTICA
CULTURA DE RASPADO CORNEANO
CERATITE POR FUNGOS RAROS

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Autores

Kianne Paiva Damasceno, Luan Geraldo Ocana de Oliveira, Renan Medina Rodrigues Rocha, Izabela de Maria Aburachid, Ana Luiza Grossi e Silva, Arthur Gribel dos Reis