Dados do Trabalho


Título

DESAFIADOR CASO DE RECONSTRUÇÃO PALPEBRAL INFERIOR COM TECNICA DE HUGHES

Objetivo

Demonstrar resultados da reconstrução de pálpebras inferiores (PPII) em paciente com comprometimento cicatricial global da face, com resultado satisfatório à técnica de Hughes.

Relato do Caso

Masculino, 67 anos, com lagoftalmo bilateral associado a ectrópio cicatricial de PPII após excisão de tumores benignos de pele. Optado por realizar à direita enxerto condral retroauricular ancorado lateralmente em flap de periósteo, recoberto anteriormente por avanço de pele da região malar; e à esquerda, retalho tarsoconjuntival denominado "técnica de Hughes". No primeiro tempo cirúrgico da técnica, foi confeccionado retalho tarsoconjuntival da pálpebra superior e sutura do mesmo no defeito da pálpebra inferior. Lamela anterior elaborada com enxerto cutâneo retroauricular. Após 4 semanas, procedeu-se com o segundo tempo - secção do retalho - concluindo a técnica. Em acompanhamento pós-operatório obtivemos resultados estéticos e funcionais mais favoráveis do lado esquerdo, no qual fizemos a técnica de Hughes.

Conclusão

Frente a esse caso desafiador de reconstrução palpebral inferior, o retalho tarsoconjuntival, descrito por Hughes em 1937, mostrou-se como excelente opção do arsenal reconstrutivo, o que coincide com a literatura mundial.

Palavras Chave

Técnica de Hughes; retalho tarsoconjuntival; reconstrução palpebral inferior.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Menezes Dutra, Deborah Cristina da Silva Cardoso, Laura Silva Reis, Anna Flávia Ribeiro Pereira