DESAFIADOR CASO DE RECONSTRUÇÃO PALPEBRAL INFERIOR COM TECNICA DE HUGHES
Demonstrar resultados da reconstrução de pálpebras inferiores (PPII) em paciente com comprometimento cicatricial global da face, com resultado satisfatório à técnica de Hughes.
Masculino, 67 anos, com lagoftalmo bilateral associado a ectrópio cicatricial de PPII após excisão de tumores benignos de pele. Optado por realizar à direita enxerto condral retroauricular ancorado lateralmente em flap de periósteo, recoberto anteriormente por avanço de pele da região malar; e à esquerda, retalho tarsoconjuntival denominado "técnica de Hughes". No primeiro tempo cirúrgico da técnica, foi confeccionado retalho tarsoconjuntival da pálpebra superior e sutura do mesmo no defeito da pálpebra inferior. Lamela anterior elaborada com enxerto cutâneo retroauricular. Após 4 semanas, procedeu-se com o segundo tempo - secção do retalho - concluindo a técnica. Em acompanhamento pós-operatório obtivemos resultados estéticos e funcionais mais favoráveis do lado esquerdo, no qual fizemos a técnica de Hughes.
Frente a esse caso desafiador de reconstrução palpebral inferior, o retalho tarsoconjuntival, descrito por Hughes em 1937, mostrou-se como excelente opção do arsenal reconstrutivo, o que coincide com a literatura mundial.
Técnica de Hughes; retalho tarsoconjuntival; reconstrução palpebral inferior.
Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais
Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil
Carolina Menezes Dutra, Deborah Cristina da Silva Cardoso, Laura Silva Reis, Anna Flávia Ribeiro Pereira