SUSPEITA DE GLAUCOMA POS COVID - UM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL A SER CONSIDERADO
O presente estudo objetiva relatar o caso de uma paciente com suspeita de glaucoma após quadro de aumento de escavação secundário a acidente vascular cerebral com COVID reagente.
Paciente do sexo feminino, 26 anos, encaminhada ao serviço de glaucoma por aumento relação escavação/disco (E/D) em ambos os olhos. Nega comorbidades prévias; relata apenas uso prévio de anticoncepcional oral. A paciente relata quadro de infecção por SARS-Cov2 em dezembro de 2020, com internação de aproximadamente 30 dias. Durante a internação, houve necessidade de internação em unidade de terapia intensiva e parada cardiorrespiratória, revertida após alguns minutos. Após o período comicial, a paciente evoluiu com baixa acuidade visual e deterioração do campo visual. A fundoscopia a beira do leito demonstrou relação E/D aumentada em ambos os olhos, não relatada anteriormente em consultas oftalmológicas prévias. Foi realizada propedêutica para investigação do ocorrido; A campimetria visual apresentou alteração com campo visual tubular bilateral. A Tomografia de Coerência Óptica demonstrou redução da camada de fibras nervosas em região superior e nasal à esquerda, sem correspondência estrutural com funcional; a tomografia computadorizada de crânio demonstrou hipodensidade fusiforme na cápsula externa direita e região nucleocapsular esquerda.
A capacidade do coronavírus em atacar o sistema nervoso e acarretar baixa acuidade visual e alteração no CVC, que fazem diagnóstico diferencial com glaucoma.
Glaucoma; Neuroftalmologia; Campo Visual; COVID 19.
Neuro-oftalmologia
Santa Casa BH - Minas Gerais - Brasil
EDUARDO QUINTAO SANTANA, Isadora Vieira Menicucci Ferri, Marina Fonseca Resende, Ana Flávia Lacerda Belfort, Artemio Moreira Peixoto Junior