Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS ENDOFTALMITES ATENDIDAS NO HOSPITAL SAO GERALDO ENTRE 2015 E 2018

Objetivo

Realizar uma análise epidemiológica das enfoftalmites tratadas e acompanhadas no Setor de Urgência do Hospital São Geraldo (HSG).

Método

Serão estudados pacientes de ambos os gêneros, diferentes faixas etárias, cores de pele ou raças, portadores de endoftalmites e que realizaram cultura e atendidos no Setor de Urgências do HSG, entre 2015 e 2018. Os prontuários desses pacientes serão analisados a partir dos resultados das culturas fornecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC-UFMG. Serão excluídos da pesquisa pacientes cujos prontuários tenham dados insuficientes.

Resultados

Foram analisados 41 casos de endoftalmites no período em questão, o ano com maior número de atendimentos foi o de 2017, com 13 atendimentos (31,7%), o sexo masculino representou 78,04% dos pacientes, a média da idade foi de 53,95 anos, a comorbidade mais frequente foi a hipertensão arterial em 26,82% dos pacientes, o olho esquerdo foi acometido em 21 casos (51,21%), a etiologia principal foi a pós-traumática em 19 pacientes (46,34%) seguida pela pós facectomia em 9 casos (21,95%), a média de dias até a busca por atendimento foi de 11,46 dias e a vitrectomia via pars plana foi realizada em 43,90% dos casos.

Conclusões

As endoftalmites são quadros variados e graves, com potencial de perda visual irreversível em horas ou dias do início dos sintomas. O melhor entendimento dos quadros atendidos no HSG permite o melhor entendimento dessas patologias e a otimização do seu tratamento.

Palavras Chave

Endoftalmite

Área

Uveítes

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lucas Emery Vargas Costa, Daniel Vitor de Vasconcelos Santos, Maria da Conceição Frasson Corrêa da Silva