Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA MICROGRAFICA DE MOHS NO TRATAMENTO DE NEOPLASIA PERIOCULAR

Objetivo

Descrever o tratamento do carcinoma basocelular (CBC) palpebral por meio da cirurgia micrográfica de Mohs, discutindo sua aplicabilidade em lesões dermatológicas na região periocular e seus benefícios.

Relato do Caso

Mulher, 72 anos, com lesão em canto medial de pálpebra inferior direita há cerca de sete anos, apresentando crescimento expressivo nos últimos dois anos. Negava neoplasias, afecções ou tratamentos oftalmológicos prévios. Ao exame, apresentava lesão vegetativa de aspecto peroláceo e presença de telangiectasias, bordas e limites bem definidos, medindo cerca de 10 x 7 mm, a menos de 1 mm de margem palpebral e sistema canalicular. Realizada biopsia incisional que evidenciou carcinoma basocelular sólido / infiltrativo e ceratótico. Decidido pela exérese da lesão por meio de cirurgia micrográfica de Mohs, a qual foi realizada em três fases com posterior reconstrução com retalho semicircular de Tenzel, retalho miocutâneo pediculado de pálpebra superior direita com base nasal e intubação de via lacrimal superior.

Conclusão

O CBC corresponde a até 90% das neoplasias palpebrais, devendo a sua abordagem cirúrgica ter como objetivo a exérese de todo tecido neoplásico com a preservação da maior quantidade possível de tecido saudável. A cirurgia micrográfica de Mohs avalia todas as margens do tecido excisado, permitindo ampliação localizada, o que garante melhor controle e preservação de tecido saudável, proporcionando melhores resultados oncológicos, funcionais e redução da área a ser reconstruída.

Palavras Chave

Cirurgia micrográfica; Carcinoma basocelular;

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Autores

Bernardo Bahia Finotti, Gustavo Vieira Gualberto, Aline Ferreira Zwetkoff