USO DE LENTE DE CONTATO PARA TRATAMENTO CONSERVADOR DE ANIRIDIA COM AFACIA
Documentar caso de aniridia com afacia traumática atendido no Hospital Evangélico de Belo Horizonte conduzido de forma conservadora com lente de contato.
Paciente MCS, sexo masculino, 58 anos, sofreu trauma contuso no olho esquerdo há 10 anos com chumbo de anzol, sendo operado emergencialmente em outro serviço. Evoluiu para afacia e aniridia total mas com boa transparência da córnea e sem lesões retinianas. Comparece com queixa de fotofobia e baixa acuidade visual. Ao exame, apresenta neste olho AV CC 20/50 com refração de +8,50 esf e J1 com +12,00 esf. No olho direito apresentava catarata N1P2 com AV CC 20/50. Optado por cirurgia de catarata no olho direito ficando com visão 20/20 sem necessidade de correção para longe e, em olho esquerdo, lente de contato gelatinosa com periferia preta, 13,5 mm de diâmetro, pupila de 4mm transparente e +14,00 esférico (J1) para correção em báscula. Apresentou melhora da acuidade visual e fotofobia em ambientes iluminados. Satisfeito com resultado estético e funcional.
O tratamento conservador da aniridia associada com afacia é possível em determinadas situações e pode se mostrar eficaz sem o risco inerente à cirurgia. Implante secundário de lente intraocular com íris artificial está associado a maior risco de descompensação endotelial e glaucoma pós operatório além do custo elevado. As lentes de contato podem ser uma alternativa, mas não existe uma solução padrão, sempre será necessário avaliar caso a caso para determinar a melhor conduta.
"Aniridia" "Afacia" "Lente de contato"
Lentes de Contato
Hospital Evangélico de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Igor De Andrade Cardoso Oliveira, Gustavo Oliveira Sieiro, Rayssa Cristina Fonseca Diniz, Jéssica Véras Moura Lanza, Maria Paulina Viana Miquilino, Mariana Prates Starling Pereira