Dados do Trabalho


Título

HIPOPLASIA OPTICA SEGMENTAR SUPERIOR (TOPLESS DISK)

Objetivo

A Hipoplasia Óptica Segmentar Superior (HOSS, topless disk) é uma anomalia congênita caracterizada por hipoplasia da região superior do disco óptico. O aspecto da HOSS é passível de confusão com a neuropatia óptica glaucomatosa (NOG). Portanto, a diferenciação entre as duas condições é de grande importância. O objetivo é descrever um caso de HOSS acompanhado por 6 anos e compará-lo com a NOG.

Relato do Caso

Uma paciente de 30 anos foi encaminhada com suspeita de glaucoma. Sua Po era normal (≤ 15mmHg) e os seios camerulares amplos. Os discos ópticos possuíam escavações 0,7/0,6 (OD/OE), com emergência vascular anômala no quadrante nasal-superior de OD e normal em OE e halo peridiscal superior AO. Ao OCT, havia afilamento localizado da camada de fibras nervosas da retina peridiscais e da camada de células ganglionares maculares. Os campos visuais apresentavam um escotoma arqueado inferior conectado à mancha cega em OD (normais em OE). No seguimento de seis anos, houve estabilidade do quadro. Baseado nesses achados, foi feito o diagnóstico de HOSS.

Conclusão

A HOSS pode ser confundida com a NOG devido ao afilamento localizado da rima neural com aumento da escavação e às alterações campimétricas e de OCT. O diagnóstico diferencial é feito pelo afilamento da rima neural no QNS diferente do temporal-inferior do glaucoma, pela emergência anômala dos vasos e pelo halo superior. É imperativo o reconhecimento da HOSS para se evitar um tratamento desnecessário para glaucoma.

Palavras Chave

Disco óptico. Glaucoma. Hipoplasia. Nervo Óptico.

Área

Glaucoma

Autores

Flavio de Andrade Marigo, Jordano Brandão Marigo, Sebastião Cronemberger