Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES COM SIFILIS OCULAR ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE REFERENCIA

Objetivo

Caracterizar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes diagnosticados com uveíte sifilítica (US) no serviço de uveítes do Hospital São Geraldo / HC-UFMG.

Método

Estudo transversal que avaliou dados clínicos e epidemiológicos dos pacientes com US admitidos entre março e agosto de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevista e avaliação clínica. A US foi definida como inflamação intraocular vigente, na presença de avaliação laboratorial confirmatória, na ausência de tratamento específico prévio.

Resultados

Foram incluídos 12 pacientes. Desses, 58,3% eram do sexo masculino, com mediana de idade de 52,5 anos (27-62), o tempo de início dos sintomas até o diagnostico teve mediana de 18,5 dias (5-1800), tendo que 41% haviam apresentado manifestações sistêmicas prévias. A principal queixa associada foi baixa de acuidade visual, a qual variou de 20/25 a percepção luminosa no olho de pior visão à admissão. A principal manifestação foi a uveíte posterior, 78% dos olhos avaliados, 13% apresentavam uveíte anterior e, 8%, panuveíte. Dos pacientes avaliados 8% apresentaram alterações liquóricas diagnósticas de neurossífilis e 4% tinham coinfecção pelo HIV.

Conclusões

O perfil de pacientes foi semelhante ao descrito na literatura, com predominância de homens ao redor da quinta década de vida. Entretanto, a coinfecção pelo HIV foi menos frequente. Estudos maiores e com a avaliação de mais parâmetros são necessários para o melhor entendimento dos fatores associados ao acometimento ocular e seus determinantes.

Palavras Chave

Sífilis ocular; HIV; Uveíte

Área

Uveítes

Instituições

Hospital São Geraldo, HC-UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bernardo Bahia Finotti, Daniel Vitor de Vasconcelos Santos