Título

AVALIAÇAO DO PANORAMA DE OBITOS DE MOTOCICLISTAS POR ACIDENTES AUTOMOBILISTICOS

Objetivo

Os acidentes automobilísticos compõem a realidade de grande parte das vítimas de trauma no Brasil, muitas vezes relacionados à imprudência no trânsito e associados a embriaguez ou uso de entorpecentes, fatores que podem ser combatidos com medidas de conscientização e maior rigor das leis de trânsito. Nesse contexto, os condutores mais vulneráveis são os motociclistas, apresentando uma taxa de mortalidade que pode ultrapassar em 20 vezes as demais, podendo ser ainda pior nos casos onde ocorre colisão com automóveis ou uso inadequado do capacete. Dessa forma, é relevante o conhecimento do panorama brasileiro dos óbitos de motociclistas em acidentes envolvendo automóveis, além da faixa etária mais afetada nesses casos.

Método

Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e transversal, sendo utilizado dados obtidos a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) acerca dos óbitos de motociclistas por acidentes automobilísticos com carros, picapes e caminhões no período de 2010 a 2019 no Brasil, além da faixa etária das vítimas.

Resultados

Comparando cronologicamente os óbitos em relação às regiões e faixas etárias, percebemos uma predominância de ocorrência na região Sudeste nos anos de 2010 e 2011, constatando 30,87% dos acidentes fatais, dos quais a maior parte, cerca de 41,42%, situam-se na faixa etária de 20 a 29 anos. Esse panorama sofreu alterações em 2012, com a região Sul atingindo o maior número de óbitos com 27,58% dos casos, seguido da região Nordeste com 26,47% e região Sudeste com 25,24%. Concomitantemente a isso, não ocorreram mudanças com relação à faixa etária, a qual continuou sendo predominante entre 20 e 29 anos (34,35%). Em 2013 e 2014 as regiões Sudeste e Nordeste apresentaram índices semelhantes de óbitos e constataram respectivamente 26,19% e 25,74% dos acidentes fatais. Entre os anos de 2015 e 2017 a região Nordeste alcançou a maior taxa de óbitos com um índice de 28,16% do total. A partir de 2018 o gráfico permaneceu relativamente estável, sendo os maiores índices pertencentes à região Nordeste, a qual sofreu um aumento sustentado dos óbitos desde 2015 e alcançou o seu máximo em 2018, com 837 casos (32,15%). Por outro lado, entre 2018 e 2019 a região Sudeste apresentou uma redução dos óbitos, passando de 536 para 480, menor índice constatado no período.

Conclusões

Avaliando os resultados obtidos é importante ressaltar o aumento do total de óbitos na região Nordeste e a redução na região Sudeste, além disso a faixa etária mais atingida durante todo o período foram os adultos jovens entre 20 e 29 anos (33,46%), seguido por adultos entre 30 e 39 anos com 23,57%. Nesse contexto, são necessárias medidas de conscientização que alcancem as respectivas faixas etárias mais afetadas, visando maior eficácia na prevenção. Ademais, ressalta-se o aumento do rigor das leis de trânsito e a queda dos óbitos no sudeste, explicitando a importância dessas medidas para combater o aumento dos acidentes.

Palavras Chave

Motociclistas AcidentesAutomobilísticos

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

LUCAS RODRIGUES MELO, JONATHAN MOREIRA SILVA DE MATOS, YURI VALENTIM CARNEIRO GOMES, MARIANA LACERDA SOARES, AUGUSTO ADLER FREIRE MARTINS, ANA BEATRIZ DE ARAUJO CABRAL, LARISSA BEZERRA SANTIAGO, JEAN LOPES QUEIROZ