Título
ATENDIMENTO PRE-HOSPITALAR DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM MACAE, RJ: ESTUDO COMPARATIVO
Objetivo
Comparar as ocorrências de atendimento pré-hospitalar móvel no primeiro ano após o decreto da pandemia de COVID-19 com os meses anteriores.
Método
Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico, que analisou os registros das ocorrências de atendimento pré-hospitalar (APH) do município de Macaé, RJ, Brasil, no período de abril de 2019 a março de 2021. As variáveis de interesse para o estudo foram as faixas etárias, sexo, locais das ocorrências, eventos dos atendimentos e seus desfechos.
Resultados
5.016 ocorrências foram analisadas, demonstrando incremento de 61,0% no primeiro ano da pandemia, comparado ao período anterior. Emergências de natureza clínica e sexo masculino se destacaram nos dois períodos analisados. Observou-se alterações em relação a faixa etária, sendo 61 a 65 anos a mais frequente ante da pandemia (42,2%) e as faixas de 46 a 50 anos (67,1%) e 66 a 70 anos (65,3%) no primeiro ano da pandemia. Houve redução de 5,0% dos atendimentos em bairros localizados pertos de serviços de saúde, em comparação entre os dois períodos analisados. Ademias, durante a análise dos dados, foi feito uma comparação das variáveis nos períodos antes da pandemia e primeiro ano da pandemia. Percebeu-se que houve diferença estatística de atendimento em vias públicas (p=0,003) e de todas as naturezas dos eventos (p<0,001) como: clínico, obstétrico, psiquiátrico, traumático, não informado, e outros. Em relação aos desfechos, houve diferença estatística significativa na recusa de atendimento (p=0,003), evento cancelado (p<0,001), liberação do socorrido no local (p=0,004) e pessoa não encontrada (p=0,001).
Conclusões
A pandemia de COVID-19 impactou o serviço de APH de forma significativa, alterando o perfil de atendimento no que tange ao local da ocorrência, natureza do evento, local de atendimento e desfechos das ocorrências.
Palavras Chave
Assistência Pré-Hospitalar; Serviços Médicos de Emergência; Infecções por Coronavírus.
Área
PRÉ-HOSPITALAR
Instituições
UFRJ Campus Macaé - Macaé - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
LORRAINE BARBOSA PERES, LUCAS GUIMARÃES SOARES, EVELYN FERREIRA LUCIANO, GENESIS DE SOUZA BARBOSA, WALLISON MARTINS RANGEL