Título

ESTUDO EPIDEMIOLOGICO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID 19 NOS AGRAVOS EXTERNOS NO HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL

Objetivo

Os impactos da pandemia do novo coronavírus no Brasil foram visíveis na economia, na política e principalmente no segmento da saúde, provocando uma mudança brusca nas causas de internação hospitalar, uma superlotação dos hospitais e a diminuição dos atendimentos de pacientes politraumatizados, uma vez que uma das consequências da pandemia foi o lockdown. Essa queda no número de atendimentos de pacientes vítimas de agravos por causas externas também foi percebida no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia pelo novo coronavírus nas causas externas de agravos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel nos meses de maior pico no estado do Rio Grande do Norte (RN).

Método

O estudo se caracterizou como transversal, descritivo de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada a partir de dados epidemiológicos do HMWG, hospital público referência em trauma no estado do Rio Grande do Norte, no período de janeiro/2019 a julho/2021. Foram feitas análises de incidência e prevalência acerca do atendimento de pacientes vítimas de agravos externos com intuito de analisar o impacto nos meses de maior pico da pandemia no RN.

Resultados

No período analisado, foram atendidos 61.117 pacientes no HMWG, vítimas de agravos por causas externas. Desse número, 26.144 atendimentos foram realizados no ano de 2019, o que corresponde a 42,78%; Já no ano de 2020 percebemos uma queda no número de pacientes atendidos (22.919), apresentando uma percentagem de 37,5%; E até julho de 2021 tivemos um total de 12.054 atendimentos, isto é 19,72%. O principal resultado a se comparar é a queda na média de atendimentos mensais nos meses de maior pico da pandemia, isto é, meses de março a julho dos anos de 2020 e 2021 quando comparados com ano de 2019, sendo melhor visualizado no gráfico de barras. Por exemplo, no mês de março de 2019 foram atendidos 2.105 pacientes por agravos de causas externas; já no mês de março de 2020- 1985; e em 2021, 1507 atendimentos.

Conclusões

Os resultados mostraram quedas importantes nos agravos provocados por causas externas nos meses que coincidem com o pico da pandemia no estado do RN. Essa diminuição foi fundamental para otimizarmos a retaguarda assistencial do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, isto é, os leitos e suprimentos hospitalares para os pacientes vítimas de covid-19, uma vez que a demanda de politraumatizados diminuiu significativamente nesse período. Assim, conseguimos desenvolver duas UTI´s para pacientes com covid-19, as quais antes eram destinadas para pacientes internados por outros agravos, sendo principalmente as causas externas. Além disso, ainda conseguimos perceber o impacto que a pandemia provocou na diminuição desses agravos por causas externas, uma vez, com a quarentena a população saia menos de casa e, consequentemente, provocou a diminuição dos acidentes de trânsito, quedas e ferimentos por armas branca e de fogo.

Palavras Chave

Pandemia; Coronavírus; Politraumatizados.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

LETICIA DE OLIVEIRA ANTAS, ARIANO JOSE FREITAS DE OLIVEIRA, HENRIQUE JOSE DA MOTA, GRAZIELA DE MELO MOTTA, MARCELO AUGUSTO FIRMINO DE QUEIROZ