Título

DA TEORIA A PRATICA: ANALISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA ANTES E APOS UMA CAPACITAÇAO SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATORIA

Objetivo

Avaliar o desempenho teórico e prático de estudantes de medicina acerca do tema parada cardiorrespiratória e disseminar conhecimento sobre o tema através de uma capacitação sobre o manejo da PCR

Método

Realizou-se um estudo individuado, intervencionista, longitudinal, com uma amostra de 117 estudantes de medicina do 3º ao 8º período. Foi aplicado um questionário constituído de 5 perguntas elaboradas pelos pesquisadores baseadas em informações consolidadas na literatura e realizada uma massagem cardíaca em manequins de simulação realística antes e depois de uma capacitação com base nas diretrizes da American Heart Association. A acurácia da reanimação foi avaliada através da tecnologia do manequim, que fornece uma pontuação em porcentagem e observações sobre erros técnicos cometidos durante a realização da manobra.

Resultados

Em relação à avaliação da qualidade das compressões antes do treinamento, a observação do erro mais recorrente foi quanto ao ritmo, incorreto em mais da metade das reanimações. Após o treinamento, houve uma melhora substancial, com a pontuação média nas compressões subindo de 62% para 94%. A primeira questão do questionário indagava aos participantes se eles se sentiam preparados para realizar uma RCP. Inicialmente, 93 acadêmicos não se sentiam aptos o suficiente. Desses, após o treinamento, 75 mudaram a alternativa, afirmando que se sentiam preparados totalizando em 82% de estudantes que assinalaram que estavam aptos para realizar a manobra. As 4 questões restantes faziam referência aos tópicos centrais do tema RCP. Foi observado que os participantes possuíam um conhecimento prévio elevado sobre a frequência e quantidade de compressões, já que 85,45% acertaram essa questão antes da ação e 100% depois. Quando questionado a respeito dos fármacos antiarrítimicos, foi identificado um déficit de entendimento antes da capacitação, visto que apenas 5,98% responderam corretamente, com significativa melhora ao final da atividade, em que 82,91% responderam corretamente. A questão sobre cadeias de sobrevivência evidenciou uma insuficiência no entendimento, já que, mesmo após a aula expositiva, apenas 41,03% assinalaram a alternativa correta. Por fim, apenas 38,46% dos estudantes soube identificar os ritmos chocáveis antes da capacitação, com aumento significativo de acertos quando reaplicado o questionário, resultando em 75,21% de acertos.

Conclusões

Tendo em vista o baixo conhecimento e acurácia inicial e a substancial melhora após o treinamento, torna-se evidente a necessidade da constante revisão teórica e prática das técnicas, principalmente com o uso de dispositivos de feedback visual, a fim de manter a técnica de RCP ideal.

Palavras Chave

Reanimação cardiopulmonar; Formação Profissional em Saúde; Parada Cardiorrespiratória

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Facudade Evangélica Mackenzie do Paraná - Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

MARIAM BLEIBEL ZRAIK, CÁSSIO ZINI, SIRLEI PIZZATTO, JÚLIA BORDIGNON FÉLIX DE OLIVEIRA, JÚLIA SANTA CRUZ GOBETTI, ANGELO PEDRO SANTANA, LORENA APARECIDA CASTAGNOLI, GABRIELLA MARA ARCIE