Título

AVALIAÇAO CONTINUADA DA EFETIVIDADE DE UM TREINAMENTO EM MASSA DE PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE UNIVERSITARIO

Objetivo

Os primeiros socorros podem ser definidos como o atendimento inicial à vítima de situações de emergência, com finalidade de estabelecer as funções vitais e evitar o agravo do quadro clínico da vítima (Ministério da Saúde, 2016). As situações que necessitam de primeiros socorros ocorrem em sua grande maioria em ambientes onde não se conta com a presença de profissionais de saúde, evidenciando o quanto é indispensável a aplicação de treinamentos para pessoas leigas, baseados em referências mundiais, de forma prática e fácil entendimento, proporcionando segurança à pessoa prestadora do socorro imediato e, consequentemente promovendo um atendimento de qualidade (FERREIRA, 2017). Uma maneira eficaz de avaliar a efetividade de um treinamento em massa é por meio da aplicação de questionários que tragam o conteúdo abordado no curso. A aplicação do pré-teste permite reconhecer o nível de conhecimento prévio sobre o tema abordado e do pós-teste norteia quanto a absorção do conteúdo, além de permitir identificar as maiores dificuldades encontradas pelos participantes (GURGEL et al, 2017). Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a longo prazo a efetividade de um treinamento em massa de primeiros socorros, definindo as maiores dificuldades da população-alvo.

Método

Para análise dos dados foi aplicado método de análise descritiva. Os critérios de inclusão utilizados foram: alunos que participaram do treinamento e responderam os questionários anteriormente aplicados (pré-teste e pós-teste imediato). O treinamento em questão foi oferecido pela Liga de Traumatologia e Emergência, em ambiente universitário, no dia 29 de novembro de 2019, onde foram aplicados o pré-teste e o pós-teste imediato. Já o pós-teste tardio foi aplicado em junho de 2021 (19 meses após); ambos através do Google Forms, em formato de questionário, contendo um termo de consentimento e 13 questões. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética N° 2.642.972, CAAE 88058718.6.0000.5385.

Resultados

A característica da amostra apresentou 92 participantes, sendo em sua maioria do sexo feminino (82,6%) e do curso de Enfermagem (63%). No pós-teste tardio, as perguntas que apresentaram maior percentual de acertos, foram as relacionadas a importância dos primeiros socorros (100%) e conduta perante a crise convulsiva (100%). Já as que obtiveram menor percentual de acertos foram relacionadas ao reconhecimento do AVE (55,4%) e a manobra de desengasgo em adultos (63%). Em comparativo com o pós-teste imediato, houve uma queda de 3,74% na média geral do percentual de acertos. Já as perguntas com maior queda no percentual individual foram relacionadas ao reconhecimento de AVE (20,7%) e ritmo e profundidade na PCR (11,9%).

Conclusões

Conclui-se que é necessário a continuidade da pesquisa para acompanhamento dos dados. Ainda que o percentual geral tenha sido satisfatório, com base nos percentuais individuais obtidos, é possível considerar a aplicação de um treinamento suplementar, com ênfase nos temas com menores taxas de assertividade.

Palavras Chave

Primeiros socorros, Capacitação, Emergências.

Área

PRÉ-HOSPITALAR

Instituições

Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - Araras - São Paulo - Brasil

Autores

RITA CASSIA SILVA GAMIS, ISABELLE SADENHA MEDINA, ANTONIO FRANCISCO PERIPATO FILHO, NAIARA MARIA SOUZA MOREIRA