Título

TRAUMA ABDOMINAL SUBMETIDO A LAPAROTOMIA: QUAIS OS ORGAOS MAIS COMUMENTE AFETADOS PELAS PRINCIPAIS ETIOLOGIAS E QUAL A RELAÇAO ENTRE ESSES ORGAOS E AS LESOES DE PAREDE ABDOMINAL?

Objetivo

No contexto cirúrgico do trauma abdominal, a aplicação de conceitos anatômicos é de grande importância para idealizar possíveis repercussões sistêmicas a partir de achados do exame físico e do conhecimento dos mecanismos de trauma. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar os órgãos mais comumente afetados pelas principais etiologias do trauma, além de discutir a sintopia anatômica desses órgãos entre si e entre as lesões de parede abdominal observadas.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo, baseado na coleta de informações de prontuários de 255 pacientes submetidos à laparotomia entre 01/01/2015 e 31/12/2019 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, localizado em Uberaba-MG. Utilizou-se para a coleta de dados um formulário estruturado contendo 21 itens a serem preenchidos. Foram abordadas variáveis sociais e geodemográficas: sexo; idade; cor da pele; procedência; forma de ingresso no serviço (direta ou transferência); forma de transporte para o atendimento; bem como específicas ao traumatismo abdominal: sinais e sintomas ao dar entrada ao HC-UFTM; tipo de trauma (fechado ou penetrante) e seu mecanismo; região abdominal atingida; estruturas orgânicas afetadas; e evoluções intra-hospitalares: tempo de internação; presença de sequelas; evidência de óbito e sua causa. Após a coleta de informações, os dados foram submetidos à montagem de planilhas no programa Microsoft Excel e foram analisados estatisticamente.

Resultados

Entre os anos de 2015 e 2019, constatou-se que a maioria das vítimas eram do sexo masculino (85,88%). A faixa etária variou de 3 a 88 anos, com a maioria dos casos ocorrendo entre 30 e 40 anos. Analisando a causa do trauma, observou-se um predomínio do trauma abdominal do tipo penetrante com 179 casos analisados, contra 76 do tipo fechado. Dentre os traumas penetrantes, as principais causas foram os ferimentos por arma branca, 101 vítimas. As principais causas de contusões foram os acidentes de trânsito com 58 casos, seguido das quedas com 7 casos. Os órgãos mais afetados foram o intestino delgado (41,57%), cólon (28,24%), fígado (23,92%), baço (18,82%), estômago (13,73%) e rins (10,98%). Por fim, as regiões abdominais mais atingidas foram flanco esquerdo (22,35%), hipocôndrio direito (21,17%), hipocôndrio esquerdo (16,86%), flanco direito (16,47%), epigástrio (14,51%) e região umbilical (13,33%).

Conclusões

Portanto, observa-se que intestino delgado, cólon e fígado são os órgãos mais afetados pelas principais etiologias traumáticas, FAB e FAF, e apresentam peculiaridades, percepções e tratamentos distintos. Além disso, apresentam relações entre si e entre a parede abdominal de grande importância clínica e cirúrgica. O conhecimento sobre esses fatos e suas implicações são de grande relevância para os traumatologistas obterem uma melhor compreensão de cada patologia e obterem melhores resultados em suas respectivas terapêuticas.

Palavras Chave

trauma abdominal, laparotomia , anatomia abdominal

Área

DIAGNÓSTICO NO TRAUMA

Instituições

Universidade Federal do Triângulo MIneiro - Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Autores

MATEUS MARTINS DE SOUSA, ISABELLA DA SILVA IDELFONSO, JÚLIA NEVES BATISTA DA SILVA, KAREN POLLOTO SILINGARDI, VINÍCIUS HENRIQUE ALMEIDA GUIMARÃES, RICARDO PASTORE