Título

TOMOGRAFIA NO TRAUMA TORACICO CONTUSO: VALIDAÇAO DE INSTRUMENTOS DE DECISAO

Objetivo

Realizar uma validação externa de dois instrumentos de decisão clínica (ID) - “Chest CT-All” e “Chest CT-Major” - em uma coorte de pacientes vítimas de trauma torácico contuso admitidos em serviço de referência ao trauma, e determinar se esses IDs são opções seguras para indicar seletivamente o uso da tomografia computadorizada no trauma torácico contuso.

Método

Estudo transversal retrospectivo de pacientes vítimas de trauma torácico contuso que realizaram tomografia de tórax em um período de 11 meses. Os registros de tomografia de tórax foram cruzados com os dados de prontuário eletrônico dos pacientes. A sensibilidade e a especificidade de ambos os instrumentos foram calculadas.

Resultados

Foram incluídos no estudo 764 pacientes. O ID “Chest CT-All” apresentou sensibilidade de 100% para todas as lesões, e especificidade de 33,6% para lesões de maior relevância clínica e de 40,4% para qualquer lesão. O ID “Chest CT-Major”, teve sensibilidade de 100% para lesões de grande relevância clínica, mas para qualquer lesão foi reduzida a 98,6%. A especificidade foi de 37,4% para lesões de grande relevância clínica, e de 44,6% para todas as lesões.

Conclusões

Ambos os instrumentos de decisão clínica validados nesse estudo apresentaram sensibilidade adequada para detectar lesões torácicas, o que nos permite utilizá-los com segurança para contraindicar a realização de tomografia de tórax em pacientes sem nenhum dos critérios clínicos que compões os ID. Se aplicados, os IDs “Chest CT-All” e “Chest CT-Major” teriam reduzido 23,1% e 24,6% das tomografias realizadas, respectivamente, evitando a exposição desnecessária à radiação.

Palavras Chave

Tomografia; Tórax; Traumatismos Torácicos; Ferimentos não Penetrantes; Sensibilidade e Especificidade.

Área

DIAGNÓSTICO NO TRAUMA

Instituições

Hospital do Trabalhador - Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

GABRIEL SEBBEN REICHARDT, GABRIEL MONDIN NOGUEIRA, LEONARDO KRIEGER RAFAEL, PAULO ROBERTO SOLTOSKI, SILVANIA KLUG PIMENTEL