Título

IRA E SINDROME NEFROTICA COMO PRIMEIRA MANIFESTAÇAO DA COVID-19: RELATO DE CASO

Introdução

O acometimento renal na doença pelo novo coronavírus (COVID-19) é relativamente comum e está associado à maior morbimortalidade. Este pode se manifestar como Injúria Renal Aguda, hematúria ou proteinúria nefrótica. Este trabalho apresenta um caso de Síndrome Nefrótica e Injúria Renal Aguda em um homem com COVID-19.

Material e Método

Um homem de 47 anos com diagnóstico de COVID-19 confirmado por rRT-PCR foi admitido no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com 17 dias após início dos sintomas. No início do quadro paciente relatava apenas febre, mialgia e prostração. Com 11 dias de sintomas paciente iniciou quadro de tosse seca, dispnéia aos médios esforços e redução do débito urinário, o que motivou procura por Hospital de Campanha de sua cidade. Não havia hipoxemia ou esforço ventilatório, porém em exames laboratoriais paciente apresentava creatinina sérica de 16,5 mg/dL, uréia de 258 mg/dL e potássio 6,3mEq/L. Nos cinco dias em que permaneceu no hospital de campanha foi realizado manejo clínico da síndrome urêmica, até sua admissão no HC – FUMSP onde foi iniciada Terapia de Substituição Renal (hemodiálise) no mesmo dia.

Resultados

Durante investigação foi evidenciada proteinúria de 9,7g/g, albumina sérica de 2,3mg/dL e triglicerídeos de 210mg/dL, fechando quadro sindrômico de Síndrome Nefrótica com subsequente biópsia renal após compensação clínica e achado histopatológico de GESF colapsante. Paciente recebeu alta hospitalar com 13 dias de internação, com necessidade de hemodiálise (permaneceu em hemodiálise por três meses após alta hospitalar), que posteriormente foi suspensa por estabilização de função renal e aumento substancial de débito urinário sem diureticoterapia. Feito clearance de EDTA com taxa de filtração glomerular estimada em 49ml/min.

Discussão e Conclusões

Lesão glomerular tem sido reportada em uma minoria dos pacientes com COVID-19, com Glomeruloesclerose Segmentar e Focal (GESF) colapsante, também chamada de Nefropatia Associada ao COVID (COVID-associated nephropathy (COVAN)), sendo a mais comum.

Palavras Chave

IRA, COVID-19, GESF COLAPSANTE

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital das Clínicas - HC - FMUSP - São Paul - São Paulo - Brasil

Autores

LUCIANA GIL LUTF, LUCIA CONCEIÇÃO ANDRADE, CAMILA ELEUTERIO RODRIGUES, IGOR SMOLENTZOV, MARCIA FERNANDA ARANTES OLIVEIRA, BERNARDO VERGARA REICHERT, VICTOR FARIA SEABRA