Título

IMPACTO DA REDUÇAO DO CALCIO NO DIALISATO NA FUNÇAO DIASTOLICA NOS PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL

Introdução

A doença cardiovascular é a principal causa de morte em pacientes em diálise peritoneal (DP). O teor de cálcio do dialisado - d[Ca] – considerado padrão (1,75mmol/L) certamente afeta o equilíbrio do cálcio, promovendo um estado de sobrecarga de cálcio e prejudicando o relaxamento dos ventrículos. O manuseio do cálcio intracelular pode causar disfunção diastólica (DD). Testamos a hipótese de que a redução da d[Ca] em pacientes em DP melhora a DD.

Material e Método

A d[Ca] foi reduzida de 1,75 mmol/L para 1,25 mmol/L por 3 meses consecutivos. Ecocardiograma bidimensional com speckle-tracking foi realizado por um cardiologista treinado no início do estudo e após 3 meses. DD foi determinada de acordo com: 1. Velocidades de pico da onda E e onda A; 2. Tempo de desaceleração da onda e 3. Duração da onda A. A função diastólica (capacidade de enchimento ventricular esquerda prejudicada) foi classificada como normal, DD grau 1 (alteração do ventrículo esquerdo relaxamento) e DD grau 2 (padrão pseudonormal ou padrão restritivo). Parâmetros demográficos, clínicos e bioquímicos foram avaliados.

Resultados

Dezenove pacientes foram incluídos (idade 55 ± 17 anos, 57,9% mulheres, 21,1% diabéticos, 84,2% em DP automática). Do momento da inclusão até 3 meses, não houve alteração no cálcio sérico (de 9,1 ± 0,7 para 9,1 ± 1,1, p=1) ou qualquer outro parâmetro bioquímico. A fração de ejeção do ventrículo esquerdo permaneceu estável (de 58,4 ± 7,7 para 56,5 ± 8,1%, p=0,192). Função diastólica classificada no início do estudo como normal, DD grau 1 e DD grau 2 mudou de 21,1%, 52,6% e 26,3% para 31,6%, 47,4% e 21,1% após 3 meses, respectivamente, p=0,001). Pressão de enchimento aumentada estava presente em 21,1% inicialmente e 5,3% após 3 meses de intervenção (p=0,051).

Discussão e Conclusões

Baixar a d[Ca] foi capaz de melhorar a DD em pacientes em DP. Esse resultado pode estar relacionado a um novo ponto de ajuste da homeostase do cálcio do miocárdio nesses pacientes. Se esta intervenção pode deter o desenvolvimento de insuficiência cardíaca e reduzir as doenças cardiovasculares nesta população, merece uma investigação mais aprofundada.

Palavras Chave

função ventricular, ecocardiografia, dialisato, dialise peritoneal

Área

Doença renal crônica

Instituições

USP - São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Clara Teixeira Piraciaba, Thiago Andrade Macedo, Erica Adelina Guimarães, Hugo Abensur, Benedito Jorge Pereira, Fernanda Marciano Consolim Colombo, Rosa Maria Affonso Moyses, Rosilene Motta Elias