Título

DESFECHO EM DIALISE DAS GLOMERULOPATIAS COM CRESCENTES: VASCULITE PAUCI-IMUNE, NEFRITE LUPICA E NEFROPATIA POR IGA

Introdução

As Glomerulopatias com crescentes (GC) correspondem a lesões histopatológicas encontradas em formas graves de glomerulonefrites. Pode ser acompanhada pelo declínio rápido e progressivo da função renal. Desta forma, possuem valor prognóstico na evolução do paciente.

Material e Método

No período de 2009 a 2018 foram avaliadas as biópsias renais indicadas por hipótese diagnóstica de glomerulonefrite rapidamente progressiva, síndrome nefrítica ou síndrome mista. Somente pacientes com presença de crescentes glomerulares foram incluídos no estudo.

Resultados

Nesse período 96 pacientes preencheram os critérios de inclusão do estudo. Os principais diagnósticos foram Vasculite Pauci-imune em 35 pacientes (36,4%), Nefrite Lúpica (NL) em 28 (29,1%) e Nefropatia da IgA (NIgA) em 15 (15,6%). As demais causas tiveram menor proporção: Crioglobulinemia: 3 casos; Nefropatia do C3, Anti-membrana Basal Glomerular e Glomerulonefrite difusa aguda: 2 casos cada; e Nefropatia Fibrilar: 1 caso. Em oito o diagnóstico etiológico foi inconclusivo. Comparando as três principais glomerulopatias com crescentes, a Vasculite Pauci-imune apresentou indivíduos mais velhos com mediana de 60 (48-69) anos p <0,05, em comparação as outras etiologias. Em todas as etiologias evidenciou-se anemia e disfunção renal. A NL apresentou níveis baixos de albumina 2,5 (2-3)g/dL, C3 63,9 (35-98)mg/dL e C4 12 (5-22)mg/dL, além de proteinúria com valores maiores 3,4 (1,62-4,96) g/dia, em comparação às outras causas (p < 0,05).Em relação ao aspecto histológico, na NL 10 (35,7%) biópsias tinham mais de 50% de glomérulos com crescentes, em comparação com Vasculite Pauci-imune com 12 (34,2%) e NIgA 5 (33,3%), porém sem significância estatística. A presença de proliferação mesangial ou endocapilar esteve presente em menor proporção na Vasculite Pauci-imune em 13 casos (37,1%) em comparação com 27(96,4%) de NL e 14 (93,3%) de NIgA (p <0,05). Em relação ao desfecho diálise, após um seguimento médio de 46 meses, a maior proporção desse evento ocorreu nos pacientes com NIgA (71,4%) versus 41,3% na Vasculite Pauci-imune e 37,5% na NL, p<0,0001.

Discussão e Conclusões

As principais etiologias de GC encontradas foram Vasculite Pauci-imune, NL e NIgA. Confirmando que a Vasculite Pauci-imune ocorre em indivíduos mais velhos e tem pouca apresentação de proliferação mesangial ou endocapilar. Embora pacientes com NL tenham se apresentado com proteinúria mais elevada e hipoalbuminemia à admissão foram os pacientes com NIgA que tiveram pior prognóstico.

Palavras Chave

Glomerulopatia Crescente, Diálise, Vasculite Pauci-imune, Nefrite Lúpica, Nefropatia IgA

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

HC-FMUSP - São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Isabela Cavalcante Salgado, Charles Hamilton Melo, Liudmila Goreth Rezende Menezes, Eduardo Oliveira Valle, Cristiane Bitencourt Dias, Livia Barreira Cavalcante, Lecticia Barbosa Jorge, Viktoria Woronik, Luis Yu