Título

O CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL

Introdução

O transplante renal é considerado a melhor opção terapêutica para a maioria dos pacientes com doença renal crônica (DRC), pois oferece melhor sobrevida e qualidade de vida a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre o processo de doação e transplante de órgãos no Brasil.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no campus da Universidade de Fortaleza, em agosto de 2019. A coleta de dados ocorreu pelo autopreenchimento de formulários contendo itens de caracterização, legislação brasileira sobre transplantes, processo de doação de órgãos e questões comportamentais. Os dados coletados foram analisados pelo programa SPSS, versão 20.0 (IBM, USA).

Resultados

Participaram da pesquisa 156 alunos, sendo 88% do sexo feminino, com média de idade de 24±5 anos; 53,2% estavam cursando do 8º ao 10º semestre e 45,5% do 4º ao 7º. Faziam trabalho voluntário 24,4%, 31,4% eram doadores de sangue e 69,8% relataram não ter recebido informações sobre a doação de órgãos. Entre os que receberam, 25,5% mencionam a Universidade como fonte dessas informações. Apenas 19,9% dos alunos disseram que para ser doador é necessário unicamente avisar à família e 34% acreditavam que a distribuição de rins para transplante no Brasil ocorre por compatibilidade genética. A maioria dos participantes (82%) afirmou que podem ser considerados potenciais doadores pacientes em morte encefálica, 91% dos alunos pretendia doar seus órgãos após a morte e 93,6% afirmaram que se ofereceriam como doadores vivos de rim, caso alguém da sua família precisasse.

Discussão e Conclusões

Constatou-se que a maioria dos alunos é favorável à doação, porém declara não ter tido acesso formal às informações sobre a temática e apresenta conhecimento limitado sobre consentimento familiar e o modelo de alocação de órgãos adotado no país.

Palavras Chave

Insuficiência Renal Crônica; Transplante de Rim; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Enfermagem.

Área

Multiprofissional: enfermagem

Instituições

Universidade de Fortaleza - Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Daniele Cabral Dias, Caio Manuel Caetano Adamian, Juliana Gomes Ramalho de Oliveira, Luísa Macambira Noronha, Guilherme Andreazza Machado, Pedro Quaranta Alves Cavalcanti, Gabriel Cavalcante Lima Chagas, Eliana Régia Barbosa de Almeida, Tainá Sandes de Veras Freitas, Geraldo Bezerra Da Silva Júnior