Título

COMPLICAÇOES INFECCIOSAS E MECANICAS RELACIONADAS A DIALISE PERITONEAL DE INICIO PLANEJADO VS. NAO PLANEJADO: UM ESTUDO DE COORTE

Introdução

Poucos estudos compararam as complicações infecciosas e mecânicas relacionadas a diálise peritoneal (DP) de início planejado (P) e não planejado (NP).

Material e Método

Estudo de coorte que avaliou pacientes com DRC estágio 5 incidentes em DP de início NP e P de julho/2014 a julho/2020. Os pacientes foram acompanhados até o desfecho clínico e comparados quanto às complicações mecânicas e infecciosas relacionadas à DP e sobrevidas da técnica e do paciente. Utilizou-se Qui-Quadrado para análise de variáveis categóricas e Teste t ou Mann-Whitney para as variáveis contínuas. Foi construída a curva de sobrevida utilizando-se Kaplan Meyer e também realizada a regressão de Cox.

Resultados

Incluídos 99 pacientes em DP planejada e 206 em DP não planejada. Os grupos foram semelhantes quanto ao sexo, diabetes, valores de PTH e clearance de creatinina (Cl cret) no início da terapia, valores de PTH, Cl creat e albumina após 6 meses de terapia. Houve diferença quanto à idade, ausência de comorbidade, níveis de PCR, de hemoglobin (Hb), de albumina e de fósforo (P) no início da terapia, valores de PCR, Hb e de P após 6 meses de tratamento. Os grupos foram semelhantes quanto à prevalência de IOS, peritonite e evolução para óbito e mudança para HD. Houve diferença quanto aos agentes etiológicos das peritonitis, sendo os bastonetes gram negativos não fermentadores (BGNnf) mais frequentes no grupo de início P. O extravazamento e a internação foram mais frequentes no grupo NP (10,7x2,0%, p=0,008 e 35,4x17,2%, p=0,001, respectivamente). A análise da regressão de Cox identificou como fatores associados ao óbito a idade (p=0,0001) e a albumina (p=0,0064) e os associados à peritonite a presença de diabetes (p=0,004).

Discussão e Conclusões

O início NP de DP não se associou à menor sobrevida da técnica ou dos pacientes. Entretanto, o extravasamento foi mais frequente no início NP, enquanto BGNnf foram mais prevalentes no grupo com início P. Foram fatores associados ao óbito os menores valores de albumina e à maior idade, enquanto o diabetes foi o único preditor de peritonite.

Palavras Chave

Diálise peritoneal, complicações, mecânicas, infecciosas, peritonite

Área

Doença renal crônica

Instituições

UNESP - Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

João Victor Costa Müller, Daniela Ponce