Título

CONCORDANCIA DAS FORMULAS PREDITIVAS DO GASTO ENERGETICO DE REPOUSO COM A CALORIMETRIA INDIRETA

Introdução

O método padrão-ouro para medida do gasto energético de repouso (GER) é a calorimetria indireta (CI), aparelho oneroso cujo manuseio necessita de treinamento específico. Estas condições fazem com que a CI seja pouco usada na rotina clínica e, diante disso, fórmulas preditivas do GER são desenvolvidas e utilizadas com populações de diferentes características clínicas, inclusive na doença renal crônica (DRC). Este trabalho teve o objetivo de comparar o GER de pacientes com DRC não dialítica, medido por CI, com o GER calculado pelas fórmulas preditivas na DRC mais recentes, determinando suas acurácias.

Material e Método

Foram submetidos ao teste de CI 53 pacientes no estadio 4 da DRC, e aplicadas as fórmulas de Fernandes e colaborares (2019 e 2021), Byham-Gray (2017), Villar e colaboradores (2019) para determinação do GER. Para testar a acurácia das fórmulas, foi realizado o coeficiente de correlação de Lin. A análise de Bland Altman foi utilizada para avaliar a concordância das medidas das fórmulas preditivas com a CI. A precisão foi avaliada o GER medido pelo predito pela CI ± 20%. O viés sistemático foi avaliado pelo teste de T student e para avaliação do viés de proporcionalidade foi utilizada regressão linear.

Resultados

Mesmo com ajustes para log, o viés de proporcionalidade se manteve. Os pacientes submetidos ao teste de CI apresentaram taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) em 12,45±3,55ml/min/1,73m², com média de idade de 64,67±13,36 anos, sendo 62% do sexo masculino. A média do GER medida pela CI foi de 1341,38±371,05Kcal/dia, e a fórmula que apresentou menor média de bias (0,1509 [-653,5121;398,9056]), melhor correlação (r=0,789;p=0,000) e melhor acurácia (84,9%) foi a fórmula elaborada por Fernandes e colaboradores (2021).

Discussão e Conclusões

Esta fórmula foi desenvolvida com base em características de indivíduos de ambos os sexos, pré-dialíticos, sendo 40% com mais de 60 anos de idade e 20% diabéticos, o que pode justificar melhor acurácia com a média do GER pela CI dos pacientes do presente estudo, quando comparado as outras fórmulas aqui testadas.

Palavras Chave

pré-diálise; calorimetria indireta; gasto energético de repouso; fórmulas preditivas

Área

Multiprofissional: nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) - Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Cassani de Oliveira, Marina Nogueira Berbel Bufarah, André Luís Balbi, Cassiana Regina de Góes