Título

EFEITOS DE UM PLANO DE INTERVENÇAO EDUCACIONAL (IE) SOBRE A HIPERTENSAO ARTERIAL (HA) EM PACIENTES COM HA NAO CONTROLADA SUBMETIDOS A HEMODIALISE (HD)

Introdução

A HA é muito frequente em pacientes submetidos a HD e arbitrariamente é definida pela constatação de pressão arterial (PA) >140/90 mmHg pré-HD e >130/80 mmHg pós-HD. O comportamento pressórico se deve à múltiplos fatores, entre eles os ligados ao estilo de vida, à própria HD e a aderência à terapia. O presente trabalho objetivou avaliar o comportamento da HA antes e após uma IE continuada, com intervenções direcionadas a cada um destes fatores.

Material e Método

Aos pacientes que aceitaram participar do estudo, foi feito um questionário inicial sobre dados demográficos, estilo de vida, dieta e uso de medicamentos e foi feita a análise retrospectiva dos últimos 3 meses de seus dados clínicos. Os pacientes foram acompanhados então de forma prospectiva por 4 meses com a obtenção dos mesmos dados clínicos e realização de novo questionário. A IE, desenvolvida pelos autores para essa pesquisa, foi aplicada de forma contínua ao longo dos 4 meses e consistiu de aconselhamentos individuais e presenciais durante as sessões de HD, apresentação de um vídeo e reforços de aconselhamento ao longo do tempo, utilizando-se aplicativos de celulares.

Resultados

Analisamos 86 pacientes submetidos a HD há 64,4±64,0 meses, com idade de 54,8±15,8 anos, gênero masculino (61,6%), etnia branca (53,5%) e grau de instrução fundamental (44,2%), sendo 43,0% diabéticos e 93,0% com HA conhecida há 14,8±12,5 anos, utilizando 2,3±1,4 drogas anti-hipertensivas. Destes pacientes, 32 (37,2%) estavam com sua pressão arterial controlada no início do estudo e seis deles negavam ser hipertensos. O acompanhamento dos 54 pacientes que estavam com HA não controlada no início do estudo evidenciou que a média da PAM pré-HD nestes pacientes foi 108,7±11,7 antes da IE e 102,9±12,3mmHg após a IE (p<0,01). A PAM pós-HD manteve-se inalterada antes e após a IE. O ganho de peso interdialítico, percentual de ganho de peso e volume de ultrafiltração não foram alterados pela IE.

Discussão e Conclusões

A população analisada mostrou que 63% dos pacientes em hemodiálise apresentavam-se com HA não controlada, à semelhança da literatura. Após a aplicação do plano de IE houve queda significativa da PAM pré-HD nestes pacientes. Estes resultados são estimuladores e sugerem que iniciativas semelhantes às ações educacionais que implementamos, individualizadas e realizadas durante as sessões de HD, sejam feitas para esses pacientes.

Palavras Chave

Hipertensão arterial, Doença renal crônica, hemodiálise, Intervenção educacional, Mudança de estilo de vida

Área

Hipertensão

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde PUC/SP - Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Enio Marcio Maia Guerra, Hugo Shinji Sera, Rafael Machado Martinucci, Carolina Cristina Ishibashi, Nathália Figueiredo Oliveira, Ronaldo D'Avila