Título

AVALIAÇAO SERIADA DO ANTICORPO ANTI-PLA2R SERICO E DA PROTEINURIA NO PACIENTE COM NEFROPATIA MEMBRANOSA NO INICIO DO TRATAMENTO DA DOENÇA E AO LONGO DO SEGUIMENTO

Introdução

O receptor da fosfolipase A2 (PLA2R) é marcador imunológico da nefropatia membranosa (GNM) primária, e tem importante valor para diagnóstico, estratificação de risco, indicação e seguimento do tratamento. O anticorpo anti PLA2R (Ac-PLA2R) é descrito como marcador de resposta e prognóstico, apresentando a redução do valor sérico de 3 a 6 meses antes da queda da proteinúria (PTU). Apesar de ser um marcador mais precoce de resposta ao tratamento na GNM, em nosso país o Ac-PLA2R não é padronizado pelo Sistema Único de Saúde como parte da investigação e acompanhamento, e nos sistemas privados ainda é de alto custo.

Material e Método

Estudo piloto prospectivo de pacientes com GNM primária Ac-PLA2R positivo sérico, em atividade inicial ou recidiva da doença. Foram dosados PTU e Ac-PLA2R a cada 2-3 meses desde o início do tratamento e durante o primeiro ano após tratamento. Quando a redução da PTU foi concomitante com a redução do Ac-PLA2R, o paciente foi considerado concordante. Quando a redução do PLA2R foi anterior à redução da PTU: preditor, casos onde a evolução da PTU não se relacionou com o Ac-PLA2R, o paciente foi considerado discordante.

Resultados

Foram incluídos neste estudo oito pacientes com GNM primária em primeira atividade ou recidiva. Em seis pacientes, a redução do Ac-PLA2R foi concomitante com a redução da PTU e foram considerados concordantes. Um paciente apresentou uma inicial e temporária redução da PTU, ainda com Ac-PLA2R alto e em elevação, mas logo em seguida, apresentou elevação consistente e progressiva da PTU, sendo considerado como preditor. Em um paciente os níveis de PTU e Ac-PLA2R não mostraram correlação e foi considerada discordante.

Discussão e Conclusões

Na série de casos avaliados, diferentemente da literatura, a redução do Ac-PLA2R não antecipou a redução da PTU, e sim, foi concomitante. Embora ainda sejam poucos os casos avaliados, a incorporação da dosagem sistemática do Ac-PLA2R não parece agregar como biomarcador na avaliação da resposta ao tratamento ou na decisão de interromper ou mudar o tratamento na GNM. A PTU, biomarcador de menor custo e maior disponibilidade, ainda parece ser um bom marcador, mesmo quando comparada ao Ac-PLA2R.

Palavras Chave

Nefropatia membranosa; Anticorpo anti-PLA2R

Área

Doenças do glomérulo

Instituições

Universidade Estadual Paulista - UNESP Botucatu - Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Heitor Carlos Domingues Brito, Deborah Careta Carmo, João Antônio Chaparim Filho, Amanda Melo Marques, Welder Zamoner, Pamela Falbo dos Reis, Rosa Marlene Viero, José Antônio Vieira Filho, Rita Cassia Siqueira Bruder, Vanessa Santos Silva