Título

USO DA MONOTERAPIA COM SIROLIMO EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL COM CANCER DE PELE ESPINOCELULAR DE PROGNOSTICO DESFAVORAVEL

Introdução

O câncer de pele espinocelular é uma causa importante de mortalidade em receptores de transplante renal. A conversão de inibidor da calcineurina para sirolimo reduz a recorrência do câncer de pele espinocelular em alguns subgrupos de pacientes, porém o seu efeito em pacientes com lesões graves ainda não foi sistematicamente avaliado.

Material e Método

Neste estudo prospectivo em centro único foi recomendada a monoterapia com sirolimo (SRL) para receptores de transplante renal portadores de câncer de pele espinocelular com prognostico desfavorável definido por critérios dermatológicos.

Resultados

Foram incluídos 56 pacientes com idade média de 58 anos, a maioria do sexo masculino (77%) e com fototipo I ou II (65%). Desses, 27 foram convertidos (grupo S) e 29 apresentavam critérios de exclusão (grupo nS). Após revisão dos critérios de inclusão com a dermatologia, foram excluídos para análise de dados, 10 pacientes do grupo nS e 4 do grupo S. A concentração média de SRL foi de 11,3±2,7 ng/dL. Dos efeitos adversos ao uso do SRL, observou-se plaquetas <150.000mil/mm³ (38%), proteinúria >0,5g/dL (34%), edema em membros inferiores (57%) e dislipidemia (38%). Em três anos, não houve episódios de rejeição aguda no grupo S, porém a medicação foi suspensa em 3 pacientes, ocorreram duas perdas de seguimento e dois óbitos. No grupo nS, houve 03 óbitos e 03 perdas de seguimento.

Discussão e Conclusões

Os achados evidenciam que o uso de sirolimo não mostrou benefício nos principais critérios de gravidade (histologia pouco diferenciado e invasão perineural). Em uma população de baixo risco imunológico, a conversão gradual para monoterapia com SRL mostrou-se segura, diferente dos estudos anteriores.

Palavras Chave

sirolimo; transplante renal; câncer de pele

Área

Transplante

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Pontello Cristelli, Carlos Eiji Koga, Marina Rezende Fázio, Renato Demarchi Foresto, Jane Tomimori, Marilia Marufuji Ogawa, Giovanni Tani Beneventi, Liliane Lumi Hiramoto, Maria Lucia Buziqui Piruzelli, Melissa Gaspar Tavares, Hélio Tedesco-Silva, José Medina-Pestana.