Título

SUB-RELATO DO CONSUMO ENERGETICO DE PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL AVALIADO POR RECORDATORIO DE 24H

Introdução

O sub-relato do consumo alimentar tem como consequência a subestimação da ingestão energética e de nutrientes e é frequentemente encontrada tanto em indivíduos saudáveis como na população com doença renal crônica. O sub-relato tem sido associado ao sexo feminino, idade avançada, menor escolaridade e especialmente ao diagóstico de sobrepeso. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a prevalência e os fatores associados com o sub-relato do consumo energético de pacientes em diálise peritoneal (DP).

Material e Método

Foram incluídos pacientes há pelo menos três meses em DP de três diferentes centros de diálise. A ingestão energética relatada foi avaliada por meio do recordatório alimentar de 24h. Para obtenção do valor energético total (VET) acrescentamos à ingestão relatada 444 kcal (estimativa de energia proveniente da absorção da glicose do dialisato). A necessidade energética total (NET) foi estimada pela fórmula de Villar et al, 2019. Foi considerado sub-relato do consumo energético quando a razão VET/NET era <1,40. A avaliação do estado nutricional foi obtida por meio do Índice de Massa Corporal (IMC). Para a comparação entre os grupos, foi aplicado o teste de Mann Witney para variáveis contínuas e o teste de qui-quadrado para variáveis categóricas.

Resultados

Foram incluídos 136 pacientes (52% sexo masculino; idade: 62 (48-68) anos; tempo em DP: 15 (7,6-28,1) meses; diabetes melitus 47,8%; IMC: 26,8±5,3 kg/m²). A relação VET/NET foi 1,37 (1,27-1,47) e 78 (57%) participantes foram classificados como sub-relatores do consumo energético. Quando comparamos as características de acordo com a presença de sub-relato, a única diferença significante foi a idade. Sub-relatores eram mais velhos que os demais (65 (54-72) versus 57 (38-64); p<0,001). O percentual de participantes sub-relatores entre os pacientes com sobrepeso foi semelhante ao do grupo com IMC < 25 kg/m2 (55% versus 61,5%; p=0,43).

Discussão e Conclusões

Sub-relato do consumo energético por meio do recordatório de 24h foi encontrado em mais da metade dos participantes. Nossos resultados confirmam a elevada prevalência de sub-relato do consumo energético em pacientes em DP e sua associação com idade mais avançada, mas não com a classificação do estado nutricional de acordo com o IMC. As limitações do recordatório de 24h como a dependência da memória e sinceridade do entrevistado assim como a habilidade do entrevistador podem ter influenciado o resultado.

Palavras Chave

Diálise Peritoneal, Recordatório de 24 horas, Consumo energético

Área

Multiprofissional: nutrição

Instituições

Fundação Pró-Rim - Joinville - Santa Catarina - Brasil, Pontíficia Universidade Católica do Paraná - Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

Natalia Knoll Scatone, Thyago Proença de Moraes, Cristina Techy Roth-Stefanski, Naiane Rodrigues de Almeida, Gilson Biagini, Fabiana Baggio Nerbass