Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES ENCAMINHADOS PARA TRANSPLANTE PULMONAR NO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA

Objetivo

Apresentar o perfil dos pacientes avaliados pelo Programa de Transplante Pulmonar (TXP) do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) determinando suas principais características de forma ampliar o entendimento das necessidades especiais relacionadas a cada doença de base.

Método

Foi realizado estudo retrospectivo com avaliação de prontuário e coleta de dados dos pacientes encaminhados para o programa de TXP do INC.

Resultados

Até o momento, de um total de 71 pacientes encaminhados, 67 foram atendidos (94,36%), 06 já foram listados (8,45%) e 04 transplantados (5,63%), sendo 02 portadoras de Linfangioleiomiomatose, 01 de Bronquiectasia não Fibrose Cística e 01 com Doença auto-imune/Síndrome Anti Sintetase. Uma relação de 34 pacientes femininos (47,88%) para 37 masculinos (52,11%), com uma média de idade de 49 anos, pesando 62,6kg e com IMC em torno de 25kg/m²; os diagnósticos mais frequentes encaminhados foram: Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) 14, Esclerodermia 09, Fibrose Cística (FC) 07 e DPOC 07. Quanto ao tipo de doença pulmonar, 52% eram portadores de patologias restritivas, com média da escala Mmrc= 03; já o teste de caminhada (TC6M) dos pacientes que o realizaram, foi em média de 270,5m; (a média de CVF foi de 1,57L enquanto VEF1 ficou em 1,13.) Do total, 25 faleceram (35,2%), sendo 04 óbitos antes mesmo da avaliação inicial (16%), 17 durante o processo de avaliação de inserção no programa (68%), 04 após inserção no programa (16%), sendo 01 óbito pós transplante devido a infecção. Em relação aos motivos de recusa definitiva para inserção no programa, 50% relacionavam-se com a idade (<18 ou >65anos), já a recusa temporária devia-se ao descondicionamento, estado nutricional ou recusa do paciente. Vale ressaltar que após os resultados da nova terapia para a Fibrose Cística, houve desistência de 01 paciente já listada, em fila de transplante. Quanto ao encaminhamento dos pacientes, nossos principais parceiros são: Hospital Universitário Pedro Ernesto, seguido do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Hospital Universitário Gaffrée Guinle.

Conclusões

É necessária equipe multidisciplinar experiente que avalie a capacidade dos pacientes para enfrentar o pré e pós-operatório. Concluímos ainda que o perfil dos pacientes avaliados no INC é semelhante a maioria dos relatos de grupos de transplante pulmonar, sendo pacientes de grande gravidade e complexidade.

Área

Pneumopatias Avançadas

Instituições

Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LARISSA ARAUJO DE OLIVEIRA, JOANA CORDEIRO DE MELLO RIBEIRO, ANDERSON FONTES, PATRICIA FAVERET, TEREZA GUIMARÃES