Dados do Trabalho


Título

TUMOR CARCINOIDE E METASTASES PULMONARES SINCRONICOS EM PACIENTE COM SARCOMA EM MEMBRO SUPERIOR DIREITO: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso significativo de paciente com história prévia de sarcoma, com metastasectomia prévia à direita e ressecção de nódulos pulmonares semelhantes à esquerda, porém com diagnóstico de tumor carcinoide.

Relato do Caso

L.B.M., 70 anos, sexo feminino, branca, portadora de hipertensão arterial sistêmica. Foi avaliada pela equipe da dermatologia com queixa de tumoração em braço direito de início há dois anos, com inflamação importante, iniciando após trauma no local (braço prensado contra o portão de sua residência). Ao exame físico apresentava tumoração eritemo-violácea de 5x6 cm na face lateral do braço direito, com crosta hemática sobrejacente, doloroso a palpação. A hipótese diagnóstica foi de dermatofibrossarcoma protuberans, sendo realizada biópsia incisional.
O resultado anamopatológico, foi compatível com sarcoma fusicelular. Paciente foi encaminhada para a onco-ortopedia para avaliação. Foram solicitados exames de imagem do braço e exames de avaliação pré-operatório. Paciente foi submetida a cirurgia com fins curativos, com ressecção ampla do sarcoma de partes moles do úmero direito com autoenxertia cutânea (área receptora no braço direito e área doadora da coxa direita). Recebeu alta poucos dias após. Realizou seguimento oncológico com avaliações periódicas, quando, sete meses após a cirurgia, foram vistos nódulos pulmonares bilateralmente, o que chamou atenção para a possibilidade de metástases pulmonares. Foi avaliada pela equipe da cirurgia torácica, sendo submetida a toracotomia direita com ressecção em cunha dos nódulos pulmonares e biópsia dos linfonodos mediastinais. O resultado anatomopatológico foi compatível com metástase de sarcoma, e os linfonodos vieram livres de neoplasia. Três meses após, foi submetida a toracotomia esquerda para ressecção em cunha dos nódulos pulmonares e estudo dos linfonodos mediastinais. Resultado anatomopatológico veio compatível com tumor carcinoide típico e linfonodos livres de neoplasia. Após discussão multidisciplinar com a oncologia optou-se por seguimento oncológico rigoroso com realização de exames de imagem.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

FMB/UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

TARCISIO ALBERTIN REIS, IVANA TEIXEIRA AGUIAR, ANA RACHEL KOURY MARINHO, ISADORA RUBIRA FURLAN, AGLAIA MOREIRA GARCIA XIMENES, DANIELE CRSITINA CATANEO, RAUL LOPES RUIZ JUNIOR, ERICA NISHIDA HASIMOTO