Dados do Trabalho


Título

CRIOBIOPSIA TRANSBRONQUICA PARA O DIAGNOSTICO DAS DOENÇAS PULMONARES INTERSTICIAIS: EXPERIENCIA INICIAL

Objetivo

A crioterapia pulmonar é um método pouco invasivo que utiliza o congelamento de tecido através da descompressão gasosa, e permite a realização de intervenções endoscópicas na via área. A criobiópsia tranbrônquica tem sido utilizada para o diagnóstico das doenças intersticiais como alternativa à biópsia cirúrgica. Nosso objetivo foi descrever a experiência inicial da nossa equipe com a utilização desta técnica.

Método

Análise retrospectiva dos dados referentes aos pacientes submetidos à criobiópsia transbrônquica no período de outubro de 2021 a janeiro de 2023.

Resultados

Nossa experiência inicial ocorreu no período de outubro de 2021 a janeiro de 2023, quando utilizamos a técnica em 13 pacientes. O diagnóstico definitivo foi obtido em 9 pacientes (69,2%). Os diagnósticos identificados foram: pneumonia de hipersensibilidade (2 casos), pneumonia intersticial usual (2 casos), sarcoidose (2 casos), adenocarcinoma difuso (1 caso), adenocarcinoma mucinoso (1 caso), linfangioleiomiomatose (1 caso). Como complicações tivemos 4 episódios de sangramento leve (30,7%), 2 episódios de sangramento moderado (15,3%) e nenhum caso de sangramento grave. Identificamos um caso de pneumotórax (7,6%).

Conclusões

A criópsia transbrônquica é um método seguro que pode ser utilizado como alternativa menos invasiva à biópsia cirúrgica por videotoracoscopia.

Área

Fronteiras em Cirurgia Torácica

Instituições

ICATOR - Santa Catarina - Brasil

Autores

THIAGO LEANDRO MARCOS, MAURICIO PIMENTEL, SANDINO RAGNINI SA, FELIPE MARCON DE BRITTO, FABIO MAY DA SILVA