Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇAO DE CENTRO PUBLICO PARA TRANSPLANTE PULMONAR
Objetivo
Demonstrar a complexidade do processo de implantação de centro transplantador de pulmão em Hospital público no Estado do Rio de Janeiro.
Relato do Caso
Em 2017, foi apresentado a Secretaria nacional de transplantes (SNT) projeto de criação de Programa de Transplante pulmonar (TXP) no Instituto nacional de cardiologia – INC, órgão do Ministério da Saúde (MS) no Rio de Janeiro, de forma ocupar lacuna gerada pela inexistência de Hospital que realizasse tal tratamento no estado do Rio de Janeiro desde 2006.
Com a aprovação do projeto pela SNT, SAES (Secretaria de Assistência Especializada em Saúde/MS), foi determinada implantação do projeto, via PROADI-SUS, através de Tutoria realizada pelo Grupo de transplante pulmonar do Hospital israelita Albert Einstein – HIAE, iniciada no segundo semestre de 2019. Recebemos visitas de avaliação prévias para determinação de adequações de nossa instituição para a complexidade dos processos envolvidos, sendo o INC aprovado e iniciadas as atividades de capacitação, que envolveram:
Criação de grupo interdisciplinar de trabalho para o programa de transplante pulmonar (TXP) com cerca de 25 profissionais.
Aulas teóricas presenciais e virtuais (>120h).
Aulas práticas presenciais no INC e HIAE.
Atividades de acompanhamento cirúrgico, clínico pré e pós-operatório, além de atividades relacionadas as demais especialidades e profissões envolvidas, tanto no HIAE quanto no INC.
Avaliações teóricas e práticas de todos profissionais.
Avaliação final do centro transplantador.
Com o advento da Pandemia de Covid-19, houve necessidade de interrupção inicial dos trabalhos presenciais, sendo instituídas aulas e reuniões através de plataformas de comunicação via internet, mantendo programa de capacitação institucional e presencial através de replicação de conhecimentos dentro do INC, com treinamento de profissionais, adequação de processos e criação de protocolos institucionais nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao TXP.
Em 2020 obtivemos credenciamento pela SNT para realização de transplantes pulmonares, iniciando atividades ambulatoriais, captação de pacientes e atividades de reabilitação de pacientes considerados aptos para avaliação.
Foram realizados cerca de 30 transplantes com presença/participação de alunos cirurgiões, anestesistas e clínicos que culminaram com a realização do primeiro TXP bilateral em agosto de 2021, após cerca de 15 anos de hiato no Rio de Janeiro; somando até o momento 04 transplantes pulmonares bilaterais realizados no INC.
Neste período foram avaliados 71 pacientes, apresentando ainda 01 paciente em lista e 10 pacientes em preparo, demosntrando a gravidade de suas doenças e a necessidade de avaliação precoce dos mesmos evitando desfechos negativos, que em alguns casos ocorrem mesmo antes da primeira avaliação clínica.
Este breve relato de caso, visa estimular instituições e grupos multidisciplinares na árdua, mas gratificante, jornada de criação, implantação e manutenção de um programa de Transplante Pulmonar.
Área
Pneumopatias Avançadas
Instituições
INC - Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ANDERSON FONTES, TERESA GUIMARÃES, ALEXANDRE SICILIANO COLAFRANCESCHI, PATRICIA FAVERET, MARINA COELHO, GABRIELLE MANSO DE CARVALHO