Dados do Trabalho
Título
ANALISE DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇAO E CONSCIENTIZAÇAO SOBRE TABAGISMO NO BRASIL: CONTEUDO PROPAGADO E AVALIAÇAO DOS AUTORES DAS PUBLICAÇOES.
Objetivo
Sabe-se que o Instagram é um espaço virtual que permite uma experiência ampla e acessível no compartilhamento de dados e de conhecimentos, pois, de acordo com o estudo feito por Oliveira et. al (2022), essa rede social é uma ferramenta tecnológica muito relevante na disseminação de informações científicas, colaborando para a projeção antitabagista. Nota-se que a eficácia das campanhas contra o cigarro é bastante significativa no que concerne à conscientização coletiva sobre o tema, conforme afirma Silva et. al (2014). Tendo isso em vista, esse estudo objetiva analisar as informações associadas ao tabagismo que são publicadas no Instagram, por meio da verificação do teor e da autoria das postagens relacionadas ao tema, diante do papel conscientizador que essa ferramenta digital pode exercer.
Método
Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, tendo como base a pesquisa de 15 hashtags diferentes sobre tabagismo, no Instagram, limitada ao contexto brasileiro, por meio da conta @saudedopulmao, criada unicamente para realizar esse estudo. Resultam em publicações acerca do tema, de modo a serem separadas em 3 conteúdos: Educativo (abordagem dos malefícios do tabagismo); Relato pessoal; Tratamento antitabagista. Além disso, divide-se os autores das postagens em 3 categorias: Profissionais da saúde; Público leigo; Órgãos governamentais.
Resultados
Foram analisadas 400 publicações no total. Dentre elas, 296 (74%) apresentam os malefícios do cigarro, de forma educativa; 31 (7,75%) são relatos pessoais de ex-fumantes; e 73 (18,25%) são referentes a dicas para o tratamento e abandono do tabagismo. Em relação à autoria das publicações, 181 (45,25%) foram feitas por profissionais da saúde; 159 (39,75%) pelo público leigo; e 60 (15%) por órgãos governamentais. Além disso, observou-se em 146 (36,5%) dos conteúdos uma correlação direta do tabagismo com o câncer de pulmão.
Conclusões
Conclui-se que o Instagram é uma ferramenta de grande relevância na temática de saúde antitabagista por alcançar diversos públicos, com a maioria das publicações sendo de natureza educativa.
Área
Ciência Básica
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
JOÃO PEDRO SILVA BARBOSA, MARIA EDUARDA CAVALCANTE DA ROCHA, SARAH BEATRIZ MURITIBA DELGADO, RONALDO GUEDES SILVA, MATHEUS COUTINHO ALVES SILVA, MYLENA EVILYN SOUSA COSTA, ANTERO GOMES NETO