Dados do Trabalho


Título

ADENOMA CANALICULAR ENDOTRAQUEAL: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever um caso inédito de adenoma canicular endotraqueal em um paciente masculino, 61 anos, não tabagista, com dispneia progressiva com dois anos de evolução atendido em um hospital terciário no interior do estado do Rio Grande do Sul, e utilizá-lo como meio de estudo, a fim de ressaltar as dificuldades que envolvem o diagnóstico e o manejo de pacientes com essa patologia, visando a correlação com a experiência clínica, tendo em vista a escassez de literatura sobre o assunto.

Relato do Caso

Paciente masculino, branco, 61 anos, não tabagista, trabalha no setor administrativo de uma empresa. Foi levado à emergência de um hospital secundário na cidade de origem por um quadro progressivo de dispneia com 2 anos de evolução. Apresentava estridor com o mesmo tempo de evolução. Nos últimos meses apresentou uma leve tosse purulenta, sem história de pneumonia neste período. Negou outros sintomas associados. Nessa internação, a primeira hipótese diagnóstica foi asma, recebendo manejo inicial, sem sucesso. Paciente durante a internação foi submetido a uma Tomografia Computadorizada (TC) de tórax, que demonstrou uma lesão endotraqueal ocluindo em torno de 90% do diâmetro da traqueia. Diante disso, o paciente foi transferido para um hospital terciário, onde foi realizado uma fibrobroncoscopia, a qual evidenciou a presença de uma lesão polipoide endotraqueal, no terço distal, ocluindo cerca de 90% da luz da traqueia. Uma biópsia da lesão foi realizada. No dia seguinte, o paciente foi submetido a uma ressecção endotraqueal da lesão, por fibrobroncoscopia flexível, com excisão total da lesão. O paciente apresentou uma excelente recuperação pós-operatória recebendo alta no mesmo dia da internação. Em uma primeira análise histopatológica a partir da biópsia inicial por broncoscopia ambulatorial, elencou-se como primeira hipótese diagnóstica o adenoma de glândulas mucosas; contudo, ao analisar as lâminas da peça cirúrgica toda, estabeleceu-se, então, o diagnóstico de adenoma canalicular de traqueia. Assim, esse caso demonstrou uma patologia endotraqueal rara com manejo cirúrgico com desfecho satisfatório e resolutivo.






Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

Universidade Franciscana - UFN - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAURA FENALTE STREHER , FELIPE PONTES DOBRACHINSKI, LUIZA FENALTE STREHER, SIGRINY VICTÓRIA REZER BERTÃO, KATIELLIE MEDIANEIRA DA ROSA MICHELIN, VINICIUS FREITAS PEDRON, LEANDRO ALMEIDA STREHER