Dados do Trabalho


Título

INDICAÇOES E RENDIMENTO DIAGNOSTICO E TERAPEUTICO DAS BRONCOSCOPIAS REALIZADAS EM UM HOSPITAL DE ENSINO DE RIBEIRAO PRETO NO ANO DE 2022

Objetivo

Descrever o perfil dos pacientes, indicações clínicas, resultados endoscópicos, complicações agudas e o rendimento diagnóstico e terapêutico das broncoscopias realizadas durante o ano de 2022 em um hospital escola de Ribeirão Preto.

Método

Trata-se de um estudo prospectivo transversal, descritivo, realizado no serviço de cirurgia torácica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto. Foram analisados os dados de prontuário eletrônico das broncoscopias realizadas no ano de 2022: Idade e gênero, local do exame, dispositivos em tórax e/ou vias aéreas, indicação médica do procedimento, broncoscopia terapêutica ou diagnóstica, conclusão cirúrgica do procedimento, análise dos resultados histológicos e citopatológicos classificados em cultura do lavado broncoalveolar, resultado da biópsia transbrônquica, imuno-histoquímica, complicações agudas associadas ao procedimento e a conclusão. Os dados foram tabelados em uma planilha de software eletrônico (Microsoft Excel) para melhor visualização e análise descritiva, com frequências relativas e absolutas. O estudo foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá. CAAE: 60556122.6.0000.5378.

Resultados

Foram analisados 216 prontuários, sendo que em 9 pacientes os dados da broncoscopia foram insuficientes para análise e excluídos do estudo, 138 (66,67%) eram do gênero masculino e 69 (33,33%), eram do gênero feminino com idade média de 57,91 anos. Considerando os locais onde foram realizados os procedimentos, o Centro Cirúrgico (CC) é o local mais frequente, sendo 148 (71,50%) exames realizados, em segundo lugar, o centro de terapia intensiva (CTI) com 36 (17,39%) procedimentos. As principais indicações foram: Neoplasia pulmonar 47 (22,70%), pneumonia associada à ventilação 24 (11,59%), atelectasia 20 (9,61%), estenose traqueal 19 (9,18%), opacidade pulmonar indeterminada 18 (8,70%) e hipersecreção brônquica 16 (7,73%). As broncoscopias foram divididas em dois grupos: diagnósticas (170 pacientes; 82,13%) e terapêuticas (37 pacientes; 17,87%). O sucesso terapêutico ocorreu em 94,59% dos casos (35/37 pacientes). Em relação as broncoscopias diagnósticas, 68,24% foram efetivas na confirmação diagnóstica (116/170 pacientes) e 38,82% (66/170 pacientes) foram inconclusivas ou não diagnósticas. Um total de cinco procedimentos foram classificados como sendo mistos (terapêuticos e diagnósticos) por preencherem critérios de resolução cirúrgica e resultados de biopsia ou lavado broncoalveolar efetivos para o diagnóstico. A continuidade do estudo é necessária para uma análise mais fidedigna das broncoscopias não diagnósticas com resultado de processo inflamatório agudo e crônico na biópsia.

Conclusões

As broncofibroscopias realizadas em um hospital de ensino de Ribeirão Preto demonstraram um rendimento diagnóstico relevante, contribuindo de forma evidente para o diagnóstico das doenças respiratórias. As indicações mais frequentes foram pneumonia e neoplasia. A broncoscopia terapêutica teve um rendimento elevado nesse estudo.

Área

Cirurgia das Vias Aéreas

Instituições

Centro Universitário Barão de Mauá - São Paulo - Brasil

Autores

VINÍCIUS RODRIGO DE FÁBIO LIMA, GEOVANNA BOTELHO SILVEIRA, CRISTIANE TEFÉ DA SILVA, NELSON DE ARAUJO VEGA