Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÃO PULMONAR ANATÔMICA PARA DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DE NEOPLASIA PULMONAR INICIAL

Objetivo

Apresentar a segmentectomia anatômica robótica como método de diagnóstico e tratamento definitivo para lesão pulmonar suspeita em localização específica.

Resumo do vídeo

Paciente de 51 anos, asmática e não tabagista, encaminhada por nódulo pulmonar em lobo superior direito (segmento S3) com leve crescimento em relação a tomografia anterior. Realizado PET-CT que mostrou captação de 3,4 SUV apenas no nódulo pulmonar, sem outras alterações.
A localização do nódulo impedia a biópsia transtoracica ou por broncoscopia, pela proximidade com brônquio e ramo arterial.
Após discussão multidisciplinar, optou-se por realizar a segmentectomia S3 robótica. Utilizada a plataforma DaVinci Xi, foi realizada a cirurgia sem intercorrências, com abertura inicial da fissura com lobo médio, mostrando de forma acadêmica as estruturas dissecadas para realizar tal procedimento.
A paciente apresentou ótima evolução e recebeu alta no 3º dia pós operatório.
Concluímos que para casos selecionados, a segmentectomia se forma como opção de diagnóstico e tratamento definitivo para nódulos pulmonares até 2 cm, mesmo se o anatomopatológico -patológico confirmar neoplasia. A plataforma robótica é uma excelente ferramenta para esse tipo de ressecção, por sua maior precisão e delicadeza de movimentos.

Área

Oncologia Torácica

Instituições

Hospital São Luiz - IDOR - São Paulo - Brasil

Autores

ANDRE MIOTTO, OSWALDO GOMES JR, CHRISTIAN ERNESTO AILLON VALVERDE, GUILHERME VIEIRA SOARES CARVALHO, THIAGO CARVALHO GAUDIO, CAIO BARBOSA CURY, EVELYN SUE NAKAHIRA, MARCOS NAOYUKI SAMANO