Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA EFICACIA DA TERAPIA COMPRESSIVA NO TRATAMENTO DO PECTUS CARINATUM EM PACIENTES PEDIATRICOS: UMA REVISAO SISTEMATICA
Objetivo
Pectus carinatum (PC) é uma deformidade da parede torácica comum, com incidência de 1:0000 em crianças do sexo masculino na qual o tratamento de escolha é cirúrgico. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura em pacientes com (PC), procurando desfechos de eficácia e adesão da terapia compressiva, em crianças entre 3 e 19 anos.
Método
Foi realizada uma pesquisa em banco de dados de literatura médica (Pubmed, Cochrane e Embase) e foram selecionados onze estudos, bem como variáveis de interesse baseado na literatura clínica
Resultados
A partir dos 11 estudos, 2519 pacientes foram incluídos, sendo que 1605 concluíram o tratamento. O período de follow up foi entre 4,9 e 48 meses. Desses que concluíram a terapêutica, a maioria foi bem sucedida, sendo avaliados principalmente por escalas de satisfação do paciente e médico. Dos estudos, 8 avaliaram a pressão de correção inicial (PIC) e foi visto resultados positivos naqueles com PIC < 10 psi, além disso, foi avaliado o eritema quando PIC >2,5 psi. Nos demais pacientes que não concluíram a intervenção, o principal motivo foi o desconforto psicossocial e falha do tratamento.
Conclusões
Com base na literatura avaliada, a compressão dinâmica pode ser uma boa escolha para o tratamento do PC apesar de consideráveis taxas de abandono. No entanto, para conclusões clínicas robustas, como o uso da PIC como preditor de sucesso, os estudos necessitam de escalas validadas para avaliar estes desfechos. Ainda assim, a terapia compressiva é considerada uma alternativa conveniente para o tratamento do PC.
Área
Deformidades da Parede Torácica
Instituições
Unipê - Paraíba - Brasil
Autores
ANNA LUIZA SOARES DE OLIVEIRA RODRIGUES, ISABELA FERNANDES SCABELLO, DAVID PAES DE LIMA, RAFAEL LUCAS COSTA DE CARVALHO