Dados do Trabalho


Título

FISTULA TRAQUEOBRONQUICA EM ADULTOS

Objetivo

RELATO DE CASO OCORRIDO NA SANTA CASA DE SAO PAULO COM FISTULA TOTAL DE COTO BRONQUICO PRINCIPAL APOS PNEUMECTOMIA EM PACIENTE COM ASPERGILOMA E TUBERCULOSE TRATADAS.
OBEJTIVO INFORMAR SOBRE OS METODOS UTILZADOS NO REFERIDO CASO, COM PACIENTE SEM SEQUELAS NO POS OPERATORIO

Relato do Caso

C.G.A., sexo masculino, 36 anos, natural da Bolívia, procedente de São Paulo - SP ,admitido na unidade com “ fraqueza, falta de ar e tosse com sangue”.
Em Maio/ 22 apresentou hemoptise maciça, com inundação pulmonar, evoluindo para insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação orotraqueal + ventilação mecânica. Realizado exame tomográfico após estabilização do paciente que evidenciou presença de bola fúngica em ápice de LSD;Caso discutido em Reunião Multidisciplinar e Indicada lobectomia superior esquerda por Toracotomia posterolateral esquerda. Pleura espessada; parênquima pulmonar com intensa fibrose com aderência em pericárdio, diafragma e pleura parietal posterior; Persistência de sangramento em grande quantidade durante dissecção de aderências. optado entao por pneumectomia esquerda.Paciente evoluiu bem, recebeu alta da UTI no 11° PO, eupneico em ar ambiente; No 20° PO, na enfermaria, apresentou piora do padrão respiratório por broncopneumonia, sendo necessário retorno pra UTI com nova intubação orotraqueal devido insuficiência respiratória; Submetido a traqueostomia devido a das falhas de extubação. No 24° PO, ainda em leito de UTI, sob ventilação mecânica por traqueostomia, paciente apresentou importante desconforto respiratório, intensificação do escape aéreo em dreno de tórax; Realizada broncoscopia de urgência que evidenciou deiscência completa da sutura do coto brônquico de LSE;Levado caso para Reunião Multidisciplinar; Optado por sutura do coto brônquico através de Esternotomia (realizada em 01/08/22). Permaneceu em leito de UTI por mais 20 dias, evoluindo satisfatoriamente, mantendo boa relação ventilação – perfusão em uso de nebulização pela traqueostomia; Recebeu alta hospitalar no 79° PO;
Retorno ambulatorial 10 dias após a alta: deambulando, alimentando via oral, sem queixas



Área

Pneumopatias Avançadas

Instituições

Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CRISTAL GEOVANA BARUFF DE BRITO E CUNHA, MARIANA PRADO FONTANA, ANDRESSA BEBER CASTILHO, MARCIO BOTTER