Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE PULMONAR BILATERAL EM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPATICA COM CALCIFICAÇAO PLEURAL BILATERAL EXTENSA

Objetivo

apresentar um caso anedótico de fibrose pulmonar extensa, o que não é uma associação usual com a fibrose pulmonar idiopática

Relato do Caso

Relatamos um caso de calcificação pleural extensa e bilateral em paciente com fibrose pulmonar idiopática (FPI) que necessitou de transplante pulmonar bilateral.
Paciente do sexo masculino 41 anos, com antecedente de doença de Still há 11 anos e carcinoma embrionário testicular tratado com orquiectomia há 8 anos sem recorrência do tumor. O paciente evoluiu com dispneia progressiva, com diagnóstico de fibrose pulmonar idiopática, e foi listado para transplante bilateral pulmonar. No entanto, ele também tinha extensa calcificação pleural bilateral e nenhuma exposição ao amianto, tuberculose passada, história pregressa de empiema ou trauma local. Durante a cirurgia havia importante espessamento pleural bilateral circunferencial e calcificação tanto na pleura visceral quanto na parietal. Isso levou a uma difícil pneumonectomia bilateralmente. Também realizada pleurectomia parietal. A análise do explante foi pneumonia intersticial fibrosante crônica com fibrose pleural e calcificação. O transplante pulmonar foi sequencial direito-esquerdo com um tempo de isquemia de 450 minutos e 770 minutos, respectivamente. O paciente recebeu alta hospitalar no 51º dia de pós-operatório sem uso de oxigênio suplementar e sem outras disfunções orgânicas.
As calcificações pleurais estão relacionadas a empiema, tuberculose, trauma ou mesmo exposição a fibras de amianto o que esse paciente não tem. No entanto, a fibrose pleural geralmente não está relacionada à FPI, sendo a associação nesse paciente uma única combinação de achados, sendo o primeiro caso a ser descrito em literatura médica. O padrão restritivo poderia ser atribuido em parte ao componente pleural. No entanto, nesse caso houve comprovação pela anatomia patológica de a doença pulmonar de base era a fibrose pulmonar idiopática. A despeito da dificuldade técnica, o transplante pulmonar em pacientes com calcificação pleural extensa é factível e a remoção da calcificação parietal é importante para melhora da mecânica respiratória.

Área

Pneumopatias Avançadas

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

EVELYN SUE NAKAHIRA, ENZZO DE ALMEIDA GALLAFASSI, FERNANDA YOU CHIE CHENG, GUILHERME VIEIRA CARVALHO, OSWALDO GOMES JR, GUSTAVO NIANKOWSKI SALIBA, JOSE EDUARDO AFONSO JR, MARCOS NAOYUKI SAMANO