Dados do Trabalho


Título

MESENQUIMOMA FIBROCARTILAGINOSO EM ARCO COSTAL

Objetivo

Descrever um caso de patologia bastante rara com apresentação fora da faixa etária e topografia típicas.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, sem comorbidades conhecidas, sem uso de medicações contínuas e sem relato de trauma ou cirurgia prévios procura o consultório com queixa de dor em hemitórax esquerdo associada à inspiração profunda. Realizada tomografia de tórax que evidenciou imagem nodular osteolítica com densidade de partes moles no segmento anterior do 8 arco costal esquerdo, com rotura da cortical e área de esclerose adjacente, com formação de calo ósseo.  Ressonância magnética descreve imagem nodular medindo 20x14mm com realce heterogêneo pelo contraste e edema de partes moles adjacentes.  Paciente submetido à ressecção cirúrgica e o exame anatomopatológico confirmou mesenquimoma fibrocartilaginoso. O paciente apresentou boa evolução pós-operatória tendo alta hospitalar no segundo dia pós-operatório. 
O mesenquimoma é um tumor intraósseo raro, com menos de 30 casos descritos na literatura, mais frequentemente encontrado em ossos longos e em pacientes com menos de 25 anos de idade. Há apenas um outro relato desta patologia em arcos costais. Apesar de extremamente incomum, possui padrão radiológico e anatomopatológico característicos que favorecem o diagnóstico. O tratamento cirúrgico com margens amplas pode ser considerado curativo e não há registro de óbitos relacionados a esta patologia.

Área

Deformidades da Parede Torácica

Instituições

Instituto de Cirurgia Avançada do Tórax - Santa Catarina - Brasil

Autores

THIAGO LEANDRO MARCOS, FELIPE MARCON DE BRITTO, SANDINO RAGNINI SA, MAURICIO PIMENTEL, FABIO MAY DA SILVA, IRENE VIEIRA SOUZA