Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE BOERHAAVE: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso da rara síndrome de Boerhaave em um paciente masculino de 40 anos.

Relato do Caso

J.L., 40 anos, masculino, médico, apresentou após início de virose gastrointestinal náuseas evoluindo com intensa dor abdominal irradiada para tórax após tentativa de êmese. Imediatamente evoluiu com dor pleurítica e dispneia. Buscou atendimento em pronto atendimento onde realizou RX de tórax demonstrando hidropneumotorax e enfisema subcutâneo cervical. 6 horas após foi transferido ao hospital de referência onde foi avaliado e levantada a hipótese de síndrome de Boerhaave. Tomografia demonstrou hidropneumotorax a esquerda, derrame pleural a direita, alargamento de mediastino e desconformidade esofágica. Realizada toracostomia com drenagem pleural fechada a esquerda com saída de 2,8 litros de líquido de aspecto gástrico associado a restos alimentares. Levado para endoscopia digestiva onde demonstrou perfuração na parede póstero lateral do terço distal do esôfago, 5 cm da JGE, com comunicação com a cavidade torácica.
Paciente foi encaminhado ao bloco cirúrgico onde realizou-se pleuroscopia por vídeo a esquerda com limpeza da cavidade e identificação de intenso processo inflamatório da pleura parietal. Realizada drenagem da cavidade torácica anterior e posteriormente. No mesmo ato cirúrgico paciente foi submetido a toracotomia exploradora a direita identificando moderada quantidade de líquido gástrico na cavidade, processo inflamatório intenso da pleural parietal e sinais de processo infeccioso do mediastino posterior. Realizada a abertura do mediastino, sutura da laceração esofágica recoberta com retalho de pleura parietal e drenagem anterior e posterior da cavidade. Além disso foi alocada prótese esofágica por via endoscópica no final do procedimento.
Paciente evoluiu satisfatoriamente nas 48 horas seguintes. Necessitou mais 3 abordagens pleurais para limpeza da cavidade torácica bem como reposicionamento da prótese por migração.
Paciente evoluiu satisfatoriamente.

Área

Cirurgia do Mediastino

Instituições

Hospital Unimed - Santa Catarina - Brasil

Autores

DIOGO ALBERTO VALANDRO LONGONI, GUILHERME ZAPPELINI ZANETTE, SAMIR ABU EL HAJE, ISABELLA HEIL DUARTE, MARCELO VARGAS ARDENGHI, ALBERTO ANDRADE THUROW