Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA PANDEMIA NO ATENDIMENTO ELETIVO E DE URGENCIA EM SERVIÇO DE CIRURGIA TORACICA (SCT) EM HOSPITAL COMUNITARIO NA REGIAO NORDESTE DO BRASIL

Objetivo

Relatar o perfil de atendimento eletivo e de urgência em serviço de cirurgia torácica (SCT) em hospital comunitário na região Nordeste do Brasil.

Método

Entre janeiro de 2016 e dezembro de 2022, todos os procedimentos cirúrgicos no SCT foram registrados. Foi analisado o perfil demográfico dos pacientes, número geral e tipos de procedimentos realizados. Foram considerados de urgência os procedimentos para os quais o SCT foi acionado com o paciente internado por outra especialidade médica. O ano de 2020 for avaliado sob a perspectiva da pandemia da COVID-19.

Resultados

Foram realizados 2242 procedimentos, com crescimento de 300% no número de procedimentos durante o período de 2016 a 2022. Pacientes do sexo masculino foram a maioria (64,1%) e a idade média foi de 41 anos (DP 22,8), variando de 2 meses a 102 anos. Houve predominância de procedimentos de baixa complexidade, sendo a broncoscopia (n=765) e abordagem da doença pleural (n=600) os procedimentos mais frequentes, totalizando aproximadamente 70% dos pacientes operados. Dentre os procedimentos eletivos, as ressecções pulmonares (n=89) corresponderam a 4% do total, enquanto as simpatectomias (n=157) a 7% dos pacientes operados. O número de procedimentos pleurais na urgência foi 4 vezes superior àqueles realizados de forma eletiva. O número de cirurgias de ressecção pulmonar foi 3 vezes maior no grupo de procedimentos eletivos, sendo que 81% das ressecções pulmonares foram realizadas para investigação e ou tratamento de neoplasias pulmonares. A média de permanência do dreno foi de 2,6 dias nos procedimentos eletivos e 7,2 dias para os procedimentos de urgência. Pacientes ficaram internados sob cuidados do SCT por 3,6 dias (DP 4,0). Em 2020 houve redução dos casos eletivos e aumento de 300% em procedimentos na traqueia, principalmente devido às traqueostomias, com estabilidade do número total de pacientes atendidos. Em 2021 o número de procedimentos eletivos foi retornando à proporcionalidade pré pandemia. Os procedimentos eletivos mais comuns foram indicados para neoplasias pulmonares e hiperidrose localizada, correspondendo ao menor tempo de permanência do dreno e alta hospitalar precoce.

Conclusões

O atendimento de pacientes com doenças torácicas foi crescente no período estudado. No período da pandemia houve aumento da ocorrência de abordagens de traqueia. Os procedimentos de urgência mais frequentes foram as abordagens pleurais e broncoscopias; para os quais o SCT foi acionado em mais de 1500 pacientes no período analisado.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva

Instituições

Hospital Tereza De Lisieux - Bahia - Brasil

Autores

CAIO HOLANDA, FELIPE PASSOS, JOSE MOREIRA NETO, ANDRÉ TRAJANO, MARCEL SAMUEL BLECH HAMAOUI, MARIO GHEFTER , PETRUCIO ABRANTES SARMENTO, RICARDO SALES SANTOS